Mural em homenagem aos barrageiros ocupa duas laterais do lance superior do prédio recém construído – Fotos: divulgação
Foz do Iguaçu amanheceu ainda mais vibrante no domingo (24) de sol, com a revelação do mural feito pelo artista Eduardo Kobra. Localizada no Mercado Público Barrageiro, na Avenida Araucária, a obra já é apontada como um marco cultural e um ponto turístico imperdível na cidade.
O mural é uma homenagem aos barrageiros, trabalhadores que ergueram a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Com traços vibrantes e cores marcantes, a obra celebra a força, a união e o legado dos mais de 40 mil homens que contribuíram para a construção da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.
Com a revelação do mural, Foz do Iguaçu ganha mais um atrativo que combina arte, história e turismo em um único espaço. A cidade, agora ainda mais colorida e cheia de vida, convida moradores e visitantes a explorarem esse novo marco cultural e celebrativo.
O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, destaca a relevância do mural para a cidade. “Esta arte vai além de um símbolo visual, ela fortalece o vínculo entre Foz do Iguaçu e a grandiosidade humana na construção da Itaipu Binacional, eternizando a memória dos trabalhadores que marcaram o passado e agora estão homenageados neste novo espaço turístico e cultural que chega para enriquecer nossa cidade.”
Detalhe da arte de Eduardo Kobra no Mercado Barrageiro.
A gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão, enfatiza o impacto positivo da obra. “Nosso objetivo é que o Mercado Barrageiro se torne um espaço icônico de cultura, arte e encontro. Ter um mural do Kobra, um artista de renome internacional, junto com uma obra do Pas, um talento local, reforça essa proposta. Acreditamos que isso atrairá um público diverso, apaixonado por arte e cultura, consolidando o Mercado como um espaço acessível e acolhedor para todos.”
Leia também: Nova atração de Foz, Mercado Público abre na próxima terça (26)
Edurado Kobra visitando Itaipu, quando da sua vinda à Foz para desenvolver o mural no Mercado Barrageiro – Foto: divulgação
Com 36 anos de carreira e obras em mais de 30 países, Eduardo Kobra alcançou reconhecimento global como um dos artistas mais renomados da atualidade. Sua jornada artística começou como pichador na adolescência.
Ao longo dos anos, Kobra desenvolve seu estilo marcante de muralismo, caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades e fatos históricos, e questões sociais em murais gigantescos.
Em sua visita a Foz do Iguaçu, Kobra destacou a relevância da obra para a história local. “Foi uma honra imensa participar deste projeto. Os barrageiros simbolizam a força e a união que ergueram uma das maiores obras da humanidade. Espero que cada pessoa que passar por aqui sinta o mesmo orgulho que eu senti ao mergulhar nessas histórias”, afirmou o artista.
O Mercado Público Barrageiro estará de portas abertas em 26 de novembro de 2024, data da tão aguardada abertura ao público. O espaço receberá moradores e turistas todos os dias, das 10h às 22h, e está localizado na Avenida Araucária, 140, na Vila A, em Foz do Iguaçu.
Com sua obra financiada pela Itaipu Binacional, o Mercado Público Barrageiro é gerido pelo Itaipu Parquetec, que conta com mais de 15 anos de experiência na gestão e operação de atrativos turísticos. Sob essa administração, o espaço se consolida como um ponto de conexão entre a comunidade e as riquezas culturais e gastronômicas da região.
O painel criado por Eduardo Kobra ocupa uma área de 150 metros quadrados
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.