Pedro Lopes, João Vasco e Fernando Costa, fazem apresentação no dia 4 de fevereiro às 20h na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. – Foto: divulgação
“2016” é o nome do concerto multimídia que estreou em Paris e Lisboa em 2019. O espetáculo reúne obras musicais inéditas para piano, violino e violoncelo da autoria de João Vasco, pianista erudito com vinte anos de carreira e um percurso assinalado em países de quatro continentes. Nesta passagem pelo Brasil, todas as apresentações serão gratuitas, com apresentações em Foz do Iguaçu (dia 4 de fevereiro) e, em Toledo (dia 7). A terceira apresentação será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 10.
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e também da Direção Geral das Artes (DG Artes) de Portugal.
Para além da influência de todo o repertório interpretado durante o seu percurso, que compreende os estilos musicais eruditos desde o Barroco até à contemporaneidade, João Vasco assume em ”2016” influências estéticas delineadas, entre elas o compositor Ryuichi Sakamoto que é marcadamente a principal, concretamente através do disco “1996”. Além deste, inspirou-se em obras de compositores como Schubert, Chopin, Stravinsky, Schnitke e Ligeti, minimalistas como Steve Reich e Philip Glass e também portugueses como Carrapatoso e Sassetti.
Para cada obra musical o pianista (e também videasta premiado) João Vasco, criou filmes inéditos que, em palco, dialogam com a performance musical.
João Vasco é professor de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional, divide-se entre os palcos, o ensino, a fotografia e o vídeo. Atuou em vários países na Europa, América do Norte e do Sul, África e Ásia, e nas salas e teatros mais importantes em Portugal. Além de outros projetos que tem apresentado em vários países, é também autor e intérprete do CD “Alémfado”, para piano – solo; o DVD “Tocando Portugal” do trio Rumos Ensemble; o CD “2016”, que é o seu primeiro trabalho como compositor e intérprete, para trio com piano; o CD “20Fingers – de Mozart a Chico Buarque, com o pianista Eduardo Jordão.
Durante o confinamento de 2020 compôs o seu primeiro concerto para piano e orquestra, que estreou no último ano.
É diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa (prof. António Toscano) licenciado pela ESML (prof. Miguel Henriques) e Mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Como designer gráfico, fotógrafo e videasta atua com instituições culturais e músicos portugueses. Desde 2010 coordena o departamento de imagem da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EMCN). Em 2014 realizou o curta metragem “A Carruagem”, indicada no 9º Concurso do Inatel, apresentada no “Shortfilm Corner” em Cannes e vencedora do “Grand Prix Cinerail” em Paris. Em 2017 realizou a curta metragem documental “O Entalhador ou A Oficina Mais Bela do Mundo” seleccionado para festivais de cinema na América e Europa e transmitido em países de quatro continentes, tendo ganho o prémio do público na 18ª edição do “Lucania Film Festival” no sul de Itália. O seu último filme “111 671 – Balada para um piano” é uma longa metragem documental já selecionado e chancelado em Festivais Internacionais de Cinema.
.:: Sobre a produção
Fabrício Chianello é formado ator pela escola de Teatro Vila Lobos, no Rio de Janeiro, e Publicitário pela UNESA. Atua no segmento cultural desde 2006, tendo produzido os mais diversos artistas e espetáculos teatrais. No segmento publicitário, chefiou a parte de marketing do Teatro da Associação Médica Fluminense (UNIMED), tendo realizado as mais diversas ações junto a empresas como Porto Seguro Seguradora, Unimed, O Globo, TVA, Leroy Merlin. Além das empresas no segmento publicitário, nas leis de incentivo a cultura, já atuou com promoção e relacionamento junto a Transpetro/BR, State Grid Holding S.A., SESI Nacional e CEMIG/MG. Foi o último Produtor do ator Pedro Paulo Rangel, falecido em 2022, e com quem circulou por cidades brasileiras o espetáculo “O Ator e o Lobo”. Produziu os espetáculos “Parabéns Sr. Presidente” com Danielle Winits e Christine Fernandes; “Em Casa a Gente Conversa” com Cássio Reis e Juliana Knust e atualmente circula com o espetáculo “Autobiorgrafia Autorizada” com o ator Paulo Betti. Com mais de cem espetáculos na carreira, o produtor também realiza e idealiza eventos culturais, como foi o caso do projeto “Vem Pra Brasil”, lançado em 2022 na cidade de Foz do Iguaçu, idealizado pelo profissional.
.
.:: SERVIÇO
2016 – Concerto Multimídia Elenco Fernando Costa, João Vasco e Pedro Lopes Produção: Fabrício Chianello
Em Foz do Iguaçu – Dia 4 de fevereiro às 20h Entrada franca Ingressos: sympla.com.br Link direto para retirada: https://www.sympla.com.br/evento/2016/1859527?_gl=1*1cpofxl*_ga*MTA0OTY4OTE1My4xNjY1MjQwNjI0*_ga_KXH10SQTZF*MTY3NDc0NzM3Mi41Ni4xLjE2NzQ3NDc2ODUuMC4wLjA.
Fundação Cultural de Foz do Iguaçu Rua Benjamin Constant, 62, Centro Lotação 100 lugares Classificação etária: 10 anos
Realização: Espaço Carioca, Smille Produções Artísticas e Ymbu Entretenimento
Apoio Foz do Iguaçu: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Viale Hotéis, DoubleTree by Hilton Foz do Iguaçu, Pátio Pomare, Energia Pura, Cheff Lopes Gourmet, Clube GRESFI, Rafain Churrascaria Show, Urbia Cataratas
Promoção: RPC Foz do Iguaçu
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.