– Programa Tirando de Letra leva ao Colégio Três Fronteiras a arte da chilena Violeta Parra – Estudantes da primeira série do ensino médio do Colégio Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, participaram de atividades artístico culturais em homenagem aos cem anos de Violeta Parra (1917-1967). Elas aconteceram no dia 20 de novembro, […]
Estudantes da primeira série do ensino médio do Colégio Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, participaram de atividades artístico culturais em homenagem aos cem anos de Violeta Parra (1917-1967). Elas aconteceram no dia 20 de novembro, quando, baseado em um vídeo sobre a vida da artista chilena e uma exposição que reproduz trabalhos visuais feitos por Violeta, mediadores de leitura da Guatá desenvolveram roda de conversa e um exercício de expressão com o objetivo de estimular o interesse pelos artistas latino-americanos e pela proximidade entre as línguas portuguesa e espanhola. As atividades culturais nas escolas de Foz do Iguaçu são totalmente gratuitas e compõem a parte itinerante do programa Tirando de Letra, mantido pela Associação Guatá. A pedagoga Mayumi Takahashi, da equipe matutina do colégio, avalia que atividades com essa natureza têm sentido profundo no cotidiano das escolas públicas. “A importância principal de ações como a da Guatá está em evidenciar para nossos estudantes a riqueza da produção cultural da América Latina. Principalmente quando a atividade tem interatividade com os alunos, como é o caso do exercício proposto de criação textual a partir de informações sobre o assunto apresentado.”
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.