Páginas do “Codex Arundel”, de Leonardo da Vinci, digitalizadas pela Biblioteca Britânica
A Biblioteca Britânica (British Library) fez a digitalização completa de um dos cadernos visionários do Leonardo da Vinci, o ‘Codex Arundel’, e qualquer pessoa pode visualizar e explorar o objeto histórico com detalhes surpreendentes de alta resolução.
São 570 imagens em alta resolução que apresentam uma coleção de artigos escritos em italiano pelo multi-homem, seguindo sua escrita espelhada que só se revela diante de um espelho. O caderno diagramas, desenhos e pequenos textos, cobrindo uma ampla gama de tópicos em ciência e arte, assim como notas pessoais.
“O Codex Arundel” oferece um vislumbre de uma das mentes mais brilhantes que a humanidade já conheceu. Além de ser considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, ele costuma ser creditado pelas invenções do pára-quedas e helicóptero, por exemplo. Da Vinci personificava o ideal humanista do Renascimento. Muitos historiadores e estudiosos consideram Leonardo como o principal exemplar do “Gênio universal” ou “Homem Renascentista”, um indivíduo de “curiosidade inextinguível” e “imaginação febrilmente inventiva”.
Com ideiafixa
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.