Instituição recebe alunos brasileiros e estrangeiros – Foto: Divulgação
.
O governo federal deu um passo atrás e diminuiu pela metade o contingenciamento do orçamento às universidades federais brasileiras, que deverá ser de 7,2% e não mais de 14,5%, como anunciado no final de maio. A decisão foi comunicada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, em uma rede social. .
LEIA TAMBÉM: Unila tem um papel insubstituível no desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região Unila terá R$ 6 milhões bloqueados com corte do governo federal no orçamento de universidades
. Sediada em Foz do Iguaçu, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) defende a integralidade dos recursos para a instituição. “Apesar do corte da redução, a universidade mantém o posicionamento de atuar pela recomposição integral de seu orçamento”, diz a nota emitida pela reitoria.
“Após a repercussão e ampla movimentação de toda a comunidade para a defesa da manutenção do orçamento para a educação, o governo federal informou que o bloqueio será reduzido pela metade”, prossegue o texto. O corte nas verbas da Unila está previsto em aproximadadmente 7%, de acordo com a instituição.
Mesmo com a redução do contingenciamento, segundo a instituição pública de ensino superior, permanecendo o bloqueio, o impacto será negativo nas atividades universitárias planejadas anualmente. “Mudanças intempestivas no orçamento, tal como proposto, impactam seriamente nos compromissos universitários já estabelecidos”, afirma a nota.
A administração da Unila lembra que fez o planejamento do ano com base na Lei Orçamentária Anual (LOA), que entrou em vigor no início de 2022. Quando foi divulgado o corte de 14,5%, a universidade reportou que essa redução teria impacto em atividades de ensino, pesquisa e extensão, e também na continuidade da implantação do Campus Integração.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.