"Griots", preservando memórias, vem a Foz
Espetáculo gratuito nos dias 21 e 22 de março no Teatro Barracão. Griots também será apresentado em outras quatro cidades da região Oeste.
Griots é uma imersão na cosmologia e cosmovisão africana, e promove de forma poética e artística a revisão de práticas e de paradigmas, uma vez que traz, por meio dos Itans, outras possibilidades de interpretação de mundo que nos confrontam. É uma experiência profunda de aquilombamento.
O espetáculo musical tem como objetivo levar diversidade e brasilidade pela jornada da música afro-brasileira, nas cantigas Yorubá, nos cantos de terreiro, tendo também um repertório rico incluindo canções de referências da música afro-brasileira como: Os ticoãs, Gloria Bomfim e Grupo Ofá. Há também a narrativa da teatralidade durante o espetáculo, nas contações de Itãns, utilizando a cultura Griot como referência, aprofundando tradições culturais que contribuíram para moldar a identidade brasileira.
Em um contexto em que as tradições de terreiro e a cultura afro-brasileira são frequentemente estigmatizadas ou negligenciadas, “Griots” destaca-se como uma plataforma inovadora que une música, narrativa e diálogo intercultural. Acreditamos que a música é uma linguagem universal que pode servir como uma ponte para a compreensão e o respeito à diversidade cultural..
O público visita experiências culturais que abrem uma janela para a diversidade, adentrando nas tradições, histórias e ritmos que constituem a herança afro-brasileira. ao som de melodias feitas por instrumentos de corda (Baixo, Violão 7, Bandolim, Cavaquinho) e instrumentos percussivos (Atabaque, timbal, surdo, percuteria, udú e vozes) , a plateia é levada a uma jornada que transcende o espaço físico, conectando-se profundamente com as raízes culturais e históricas.