Inscrições abertas até o dia 2 de maio. . . O projeto acontecerá durante o mês de maio, às terças e sextas, das 14h às 16h, no Jardim Universitário da Unila. O “Grito en el cielo: mini-curso de canto latino-americano” será ministrado por Clarissa Souza, tendo como convidada Mariela Gerez. As inscrições são gratuitas e […]
. Clarissa Souza é cantautora, pesquisadora e professora de canto. Trabalha concepções sobre memória e ancestralidade no canto, principalmente através de cantos afrodiaspóricos. É formada em técnica em canto pela ETEC de Artes de São Paulo e como bacharel em Música – Ênfase em Canto na Unila. É mestranda do programa Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos na instituição federal de Foz do Iguaçu, onde participa ativamente do “Proyecto MILPA – Músicas y Danzas de America-Latina”.
. Mariela Gerez é artista e compositora Coplera e Bagualera. Iniciou estudos de canto com caja quando herdou seu tambor xamânico (caja coplera) de sua avó paterna, Arginia Gerez (Santiago del Estero). Estudou canto com Nora di Bruno na Escola de Artes e Artesanías Etnográficas (2004). Em 2006 pesquisa e compila música das comunidades das alturas do vale sagrado de Cuzco e da selva peruana. Em 2007, pesquisa música étnica na Argentina e Chile, canto em “mapudungun” (língua do povo mapuche). Entre 2008 e 2012, Mariela se dedicou somente a sua filha. Atualmente, estuda Licenciatura de música étnica popular e clássica de América Latina na Universidade de Tres de Febrero(Argentina), ministra oficinas e se apresenta artisticamente.
.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.