Grupo de Pesquisa da UNILA sobre a Tríplice Fronteira promove um debate sobre aspectos internacionais da história de Foz do Iguaçu . . O grupo de Pesquisa sobre a Tríplice Fronteira, da Unila, promove debate sobre aspectos internacionais da história de Foz do Iguaçu. O evento online será ao vivo, no dia 20 de julho, […]
.
. O grupo de Pesquisa sobre a Tríplice Fronteira, da Unila, promove debate sobre aspectos internacionais da história de Foz do Iguaçu. O evento online será ao vivo, no dia 20 de julho, às 17 horas. O debate terá como base o artigo “A historiografia regional, o Oeste e a (Tríplice) Fronteira internacional do Paraná”, recentemente publicado pelos professores Micael Alvino da Silva, Marcelino Lisboa e Heloísa Gimenez na Revista de História Regional, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
O artigo é resultado da análise de fontes documentais e mapas históricos que evidenciam as influências do contexto internacional regional (Parque Nacional do Iguaçu, Comércio de Ciudad del Este e Itaipu Binacional) e do contexto internacional global (imigração do Sudeste da Ásia e do Oriente Médio) na Tríplice Fronteira.
Para acessar o texto base, clique aqui.
Para participar, a pessoa interessada deve acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=xK0RD1VvLh0
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.