Dados mostram que mais de 97% dos moradores do país se comunicam em pelo menos um dos idiomas oficiais. . . Por Guilherme Wojciechowski – H2FOZ . Responsável por levantamentos e estudos populacionais, o Instituto Nacional de Estatística (INE), do Paraguai, divulgou, na última terça-feira (21), dados referentes ao bilinguismo da população do país, tendo […]
.
Já o percentual de pessoas com 5 anos ou mais que declararam ter outra língua como a principal dentro de casa foi de 2,4%, com destaque para português, alemão, japonês e coreano, além de outros idiomas estrangeiros ou indígenas. O percentual de cada um não foi detalhado na publicação.
Em locais onde é forte a presença de imigrantes, como nas cidades fundadas por colonos de origem brasileira na porção leste do país, o português segue sendo praticado no dia a dia, bem como o alemão em áreas do departamento (estado) de Itapúa e do Chaco.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.