– Há 80 anos, num 22 de junho, nascia Hermeto Pascoal. Veja porque ele é um diferencial na música brasileira –
Hermeto Pascoal, nasceu em Lagoa da Canoa, PB, em 22 de junho de 1936. Compositor, arranjador e multiinstrumentista brasileiro, toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e tudo o que de onde se possa tirar som.
Os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. Contam que quando era ainda muito pequeno, a partir de um cano de mamona ou de gerimum (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons.
Aos oito anos, já dava um traquejo no acordeão de 8 baixos de seu pai. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no acordeão e no pandeiro. E não parou mais…
Bem daí, daí é só escutando, mesmo.
Mas quem tiver um tempinho, pode ler essas duas entrevistas, às vésperas de seu aniversário de 80 anos. Numa delas, Hermeto diz: “Vou fazer 80 anos e é como se fosse meu primeiro dia.”
Gazeta do Povo: Entrevista. Clique aqui.
O Globo: Hermeto, o homem do som, chega aos 80
Guatá
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.