As inscrições para a décima edição do Curso de extensão em Histórias e Culturas Indígenas, realizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e pela Universidade da Integração Latino Americana (Unila), estão abertas até o dia 12 de setembro. O curso é gratuito e será realizado na modalidade de ensino remoto entre os dias 6 de outubro e 10 de dezembro de 2025. Há 70 vagas disponíveis, conforme detalha o edital do curso.
O curso de extensão é direcionado a pessoas que atuam em espaços formativos e educativos e voltado para agentes de movimentos e pastorais sociais, professores de educação básica e superior, estudantes universitários, lideranças indígenas, operadores do direito e defensores dos direitos humanos e dos direitos dos povos indígenas. Não é exigida titulação escolar ou acadêmica para a participação no curso, que será certificada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unila.
As pessoas interessadas no curso devem preencher o formulário de inscrição online com suas informações básicas até o dia 12 de setembro. Junto à inscrição, deve ser enviado um texto de 1800 a 2000 caracteres com espaço, arguindo sobre o “contexto atual da política indigenista no Brasil”.
A carga horária do curso é de 180 horas, distribuídas em 144 horas de aula, que incluem as atividades remotas síncronas e assíncronas, e 36 horas destinadas à realização de um ensaio com a supervisão de um(a) orientador(a). Os e as cursistas terão até 20 dias após o término das aulas para entregar o trabalho final.
As aulas síncronas (ao vivo) ocorrerão de segunda a quarta-feira, das 19h às 22h. Já as aulas assíncronas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 ou das 14h às 17h30, a critério do(a) cursista.
Eliminar o preconceito étnico-racial, valorizar os saberes e práticas dos povos originários e e formar multiplicadores para a abordagem do tema das histórias e culturas indígenas são os objetivos do curso, que teve sua primeira edição realizada em 2016 e vem sendo ofertado anualmente desde então.
A iniciativa busca contribuir para a inserção dos cursistas em seus contextos de atuação e para a implementação qualificada da Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do país.
A divulgação da primeira chamada para as pessoas selecionadas para o curso será divulgada no dia 15 de setembro, com prazo de confirmação até o dia 19 do mesmo mês. Novas chamadas para eventuais vagas remanescentes será divulgada no dia 22 de setembro, conforme o cronograma abaixo:
Os conteúdos que serão abrangidos pelo curso incluem:
Serviço: Curso de Extensão em Histórias e Culturas Indígenas
Realização: Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila)
Formato: ensino remoto Prazo para inscrições: 12 de setembro Período de aulas: 6 de outubro e 10 de dezembro de 2025
Carga Horária: 180h, divididas entre 144h de aulas remotas (síncronas e assíncronas) e 36h para a realização do trabalho final
Edital de seleção / Formulário de inscrições
Informações: Cimi: curso.indigenismo@cimi.org.br UNILA: extensao.indigenismo@unila.edu.br
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.