Dirigido por Chico Serra, o curta-metragem “Arruma um pessoal pra gente botar uma macumba num disco” tem apoio do Itaú Cultural. Arruma um pessoal pra gente botar uma macumba num disco (2023), de Chico Serra, está disponível na Itaú Cultural Play. Trata-se de um filme em homenagem a Getúlio Marinho (1889-1964), sambista responsável por, junto com Elói […]
Arruma um pessoal pra gente botar uma macumba num disco (2023), de Chico Serra, está disponível na Itaú Cultural Play. Trata-se de um filme em homenagem a Getúlio Marinho (1889-1964), sambista responsável por, junto com Elói Antero Dias (Mano Elói), colocar cânticos rituais afro-brasileiros em disco. Isso tudo nos anos 1930. O curta-metragem resgata essa trajetória a partir de gravações antigas, imagens raras, depoimentos de artistas como Moreira da Silva, contemporâneo do protagonista, e da participação do músico Mingo Silva no papel de Getúlio (também conhecido pelo apelido de Amor).
O documentário é um lançamento exclusivo da IC Play e contou com o apoio financeiro do Itaú Cultural para sua finalização. Acesse, aqui.
Arruma um pessoal pra gente botar uma macumba num disco (2023) direção: Getúlio Marinho I 20 min I livre, segundo autodefinição.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.