O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, por meio do projeto “NEABI-Foz: Ancestralidade, Saberes e Diálogos para as Relações Étnico-Raciais”, publicou edital paraseleção de estudantes bolsistas que atuarão junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). As inscrições estão abertas de 9 a 26 de fevereiro de 2026. Serão oferecidas três vagas: duas […]
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, por meio do projeto “NEABI-Foz: Ancestralidade, Saberes e Diálogos para as Relações Étnico-Raciais”, publicou edital paraseleção de estudantes bolsistas que atuarão junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). As inscrições estão abertas de 9 a 26 de fevereiro de 2026.
Serão oferecidas três vagas: duas para alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e uma para estudantes de Ensino Superior, daquela instituição. Os selecionados apoiarão atividades relacionadas à educação étnico-racial, documentação de práticas culturais de comunidades tradicionais e produção de conteúdo audiovisual e comunicacional.
As informações estão disponíveis no Edital de Seleção Interna.
Os interessados devem enviar uma Carta de Intenções (em PDF, com 15 a 30 linhas) ou um Vídeo de Intenções (em MP4, de 1 a 4 minutos) para o e-mail do coordenador do programa Leonir Colombo: leonir.colombo@ifpr.edu.br. O material deve conter apresentação pessoal, conhecimentos sobre o NEABI, experiências com relações étnico-raciais, familiaridade com povos originários ou quilombolas da região Oeste do Paraná e justificativa do interesse no projeto.
Para as vagas do Ensino Médio, a Carta ou Vídeo de Intenções vale até 60 pontos, com bônus para membros do NEABI (até 30 pontos) e participantes do projeto “Moqueca Literária” (até 10 pontos). Para o Ensino Superior, a Carta ou Vídeo vale até 50 pontos, com os mesmos bônus, além de 10 pontos extras para quem estiver cursando licenciatura. Em caso de empate, prevalece o melhor histórico escolar.
A lista de aprovados será publicada no site do IFPR Campus Foz do Iguaçu no dia 27 de fevereiro de 2026.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.