Estão abertas as inscrições para o III Concurso Nacional de Fotografia “Cidadania em Foco”. O evento é organizado pela Ouvidoria-Geral da União e da Controladoria-Geral da União, com o apoio da Rede Nacional de Ouvidorias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 24 de setembro de 2021.
O concurso possui duas categorias:
“Xi…errou o foco!” categoria que contempla fotografias que mostrem situações nas quais os serviços e políticas públicas não estão sendo executados adequadamente e, portanto, podem ser objeto de reivindicação de melhorias por meio dos instrumentos de participação social;
“Mandou bem!” categoria que contempla fotografias que mostrem situações nas quais os serviços e políticas públicas estão sendo executados adequadamente e atendendo às necessidades da população ou que ilustrem ações positivas de iniciativa da própria sociedade com a finalidade de melhorar o bem-estar de uma comunidade.
Podem participar fotógrafos profissionais e amadores com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data de inscrição e residente no Brasil. É vedada a inscrição de servidores, estagiários e demais funcionários terceirizados da Controladoria-Geral da União e dos membros de sua Comissão Julgadora, assim como seus parentes em linha reta, colateral ou afim até o segundo grau.
Poderão concorrer fotografias tiradas em território nacional, por meio de qualquer técnica fotográfica e com qualquer arranjo cromático ou equipamento de fotografia. As fotografias deverão ser enviadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no site http://gov.br/ouvidorias e deverão estar nos seguintes parâmetros e requisitos:
a) ineditismo: as fotografias não poderão ter sido tornadas públicas em nenhum livro, encarte,revista ou mostra, tampouco premiadas em outros concursos até a data da inscrição;
b) formato digital: as fotografias deverão ser enviadas em arquivo digital, extensão.jpg, em tamanho de 300dpi (dots per inch), entre 5 e 9 megabytes; e
c) consentimento de titulares de dados: as fotografias em que figurem pessoas naturais identificadas ou passíveis identificação deverão ser inscritas acompanhadas de documento firmado por referida pessoa ou pessoas em que autoriza o uso de sua imagem para os fins previstos no Edital do concurso.
Não serão aceitas fotografias cujo conteúdo:
I – estimule violência, a prática de crimes ou que incitem ódio, preconceito e/ou discriminação; ou
II – contenha transcrição total de dados cadastrais de pessoas jurídicas ou naturais, tais como nome, razão social, número de registro civil ou número de cadastro de pessoa física.
Serão premiadas as 3 (três) melhores fotografias de cada categoria. O prêmio consistirá em troféu e certificado de reconhecimento, bem como a veiculação da fotografia nas publicações da Controladoria-Geral da União e da Rede Nacional de Ouvidorias. A cerimônia de premiação será realizada em evento no Dia Internacional Contra a Corrupção. Para se inscrever acesse o site do concurso.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.