.
. Estão abertas as inscrições para o Prêmio Desmadres de Escritas em Portunhol. Trata-se de um concurso que busca visibilizar a produção literária escrita em portunhol, um fenômeno muito comum nas zonas fronteiriças entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O prazo para inscrições termina no dia 31 de julho. A inscrição, para pessoas maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade e residente em qualquer local, é gratuita. O certame é organizado por Desmadres – festival de literatura latino-americana, UnaBrecha e Grupo Heterônimos, com apoio de diversos organismos públicos e privados. .
O portunhol – Não há uma definição consensual sobre o que se entende por portunhol. O termo se refere a fenômenos de naturezas diferentes, tais como a fala de zonas fronteiriças entre o Brasil e os países de língua espanhola, a fala dos imigrantes hispano-americanos no Brasil e dos imigrantes brasileiros nos países hispano-americanos, a fala dos turistas destas regiões etc. Literariamente, o termo já foi recriado e imaginado de diversas maneiras. .
Classificação
Os textos serão analisados por um comitê de leitura formado por acadêmicos com muita experiência no estudo de textos em portunhol. Após isso, as obras finalistas serão lidas por Javier Gasparri (Argentina), Ana Elisa Ribeiro (Brasil) e Eliana Sturza (Brasil). . Serão escolhidas de cinco a dez obras, que farão parte de uma antologia digital a ser publicada pela Editorial Heterónimos, com acesso livre e gratuito. O livro contará com uma campanha internacional de imprensa e difusão. . A decisão do júri será divulgada em setembro de 2023, durante o evento “Portuñol e outras ervas”, organizado pela Unila com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. . Contato do certame: info@desmadres.org
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.