Arte: Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança oficialmente, nesta quinta-feira (07/08), a sua Biblioteca Digital, um recurso inovador que promete revolucionar o acesso ao conhecimento sobre o patrimônio cultural brasileiro. Este feito marca um passo significativo na missão de preservar e disseminar a memória e a história do país. A cerimônia de lançamento será transmitida no canal do Youtube, das 14h30 às 16h.
A Biblioteca Digital, disponível para o público pelo endereço bibliotecadigital.iphan.gov.br/, assume papel de fonte de informação de referência e relevância sobre o patrimônio cultural brasileiro, reunindo, organizando e disponibilizando acervos digitais sobre o tema.
O acervo conta com obras exclusivas, publicações institucionais do Iphan, dissertações do Mestrado Profissional, Revista do Patrimônio, atas do Conselho Consultivo, documentos de governança e outros documentos oficiais e institucionais organizados e divididos em comunidades e coleções temáticas. São elas:
A Biblioteca Digital nasce do desejo e necessidade de compartilhar obras editadas pelo Iphan em um ambiente adequado para o armazenamento, a descrição e a recuperação da informação. Raphael Bahia, diretor do Centro de Documentação do Patrimônio do Iphan (CDP/Iphan), diz que este serviço transcende a esfera da preservação. “A Biblioteca Digital representa um ato de resistência contra o esquecimento. É uma ferramenta poderosa para resgatar histórias apagadas, fortalecer identidades culturais ameaçadas e promover justiça social através do acesso à memória coletiva”, diz ele.
Além disso, o diretor define a biblioteca como uma guardiã do conhecimento técnico e acadêmico construído pelo Instituto, como atas de reunião, livros e demais registros que remontam às origens da política patrimonial no país e sua construção ao longo do tempo.
A Biblioteca Digital é completamente gratuita, com acervo liberado ao público e disponível para download. Em alguns casos, porém, é necessário realizar o cadastro e solicitar acesso pelo e-mail bibliotecadigital.iphan@iphan.gov.br, com o assunto “BD – Acesso temporário”.
O Centro de Documentação do Patrimônio (CDP), criado em 2017, é um interlocutor do Iphan com a comunidade externa, articulador da Rede de Bibliotecas do Iphan, além de ser o órgão central do Sistema de Arquivos do Instituto e promover a sua gestão de documentos, e o responsável pela gestão de quatro unidades de informação: Arquivo Central de Brasília, Arquivo Central do Rio de Janeiro, Biblioteca Aloísio Magalhães (Brasília) e Biblioteca Noronha Santos (Rio de Janeiro).
De forma colaborativa com as superintendências e unidades especiais, o CDP trabalha para elaborar e implementar diretrizes para a produção, preservação e acesso às informações e ao conhecimento produzido a partir das ações institucionais do Iphan. Sua atuação baseia-se em garantir o acesso à informação, à pesquisa e às fontes de interesse para a preservação e promoção do Patrimônio Cultural.
Serviço Lançamento da Biblioteca Digital do Iphan Data: 7 de agosto Horário: das 14h30 às 16h Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=cXUD9feFvOc
Mais informações Dúvidas – bibliotecadigital.iphan@iphan.gov.br www.iphan.gov.br www.instagram.com/iphangovbr www.facebook.com/IphanGov www.x.com/IphanGovBr www.youtube.com/IphanGovBr
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.