Foto: Sara Cheida /Itaipu Binacional
Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, a Itaipu e parceiros prepararam uma série de iniciativas para comemorar a data e aumentar a conscientização sobre esse bem essencial para o bem-estar, a geração de energia, a produção de alimentos, o lazer e o turismo, além da manutenção da vida selvagem.
No Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), a equipe de cuidados com a fauna preparou uma atividade de enriquecimento ambiental para as lontras. Esse carnívoro de topo de cadeia é um excelente indicador da qualidade ambiental do meio aquático. Sua presença indica que a água está limpa e que a cadeia alimentar é completa, com a presença de muitos peixes. A atividade poderá ser acompanhada pelos turistas do RBV a partir das 16h deste sábado (22).
Já a Escola Internacional de Sustentabilidade preparou vários conteúdos para as redes sociais, incluindo uma entrevista em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) com o tema “As águas conectam e o saneamento transforma”, além de um videocast com especialistas da Itaipu, ANA e Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), intitulado “Entre a seca e a enchente: o papel da informação e da educação no enfrentamento à crise climática”. Confira em @eisustentabilidade.
O convênio Linha Ecológica, firmado entre Itaipu e municípios lindeiros, está realizando uma campanha educativa que une o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado no dia 5 de junho). Trata-se de um concurso cultural voltado a alunos da rede pública, para que enviem vídeos em estilo de reportagem sobre temáticas ambientais. A iniciativa será anunciada nesta sexta-feira (21).
Até o final do mês, a Itaipu, Itaipu Parquetec e o Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas da UFPR vão lançar o Atlas Hidroquímico do Sistema Aquífero Serra Geral na Bacia do Rio Paraná 3. O atlas é um dos produtos da parceria entre as três instituições que produziram uma ampla investigação sobre as águas subterrâneas da região Oeste do Paraná. A inciativa também contou com a parceria da Sanepar e gestores municipais de água e esgoto que cederam os poços tubulares e acompanharam as retiradas para amostragem de água. A publicação ficará disponível online e será divulgada em breve.
Por fim, o Itaipu Parquetec e a Itaipu vão promover, no próximo dia 29, uma séria de atividades culturais e educativas para a população de Foz do Iguaçu. As atividades terão início às 14 horas, no Centro Escola Bairro Érico Veríssimo, e incluem apresentações musicais e artísticas.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.