Foto: Envato
Poderão participar entidades sem fins lucrativos sediadas nos 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul, que compõem a área de atuação prioritária da Itaipu. O edital contempla competições, maratonas, campeonatos, torneios e afins, acompanhados ou não de treinamentos esportivos.
Para avaliar a importância do projeto, a Itaipu levará em conta o potencial de comunicação envolvido, com público e contrapartidas; gratuidade das ações; e ações efetivas promovidas pela entidade que solicita o patrocínio nas áreas de equidade de gênero, cor, etnia, idade, orientação sexual e capacidade física ou mental. Será levado em conta, ainda, o potencial de replicação do projeto a ser patrocinado.
Os resultados serão anunciados até 29 de agosto. O prazo para executar o projeto precisa ser iniciado entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2026, com 12 meses para ser concluído. A prestação de contas deve acontecer até 60 dias depois do término de execução do projeto.
Imagem ilustrativa. Foto: Envato
As áreas de feiras e cultura municipais também receberão patrocínio da Itaipu, em 2025. A abertura do edital para projetos de feiras deve acontecer no final de julho, e o de cultura na metade de setembro. O edital de feiras terá aporte de R$ 5 milhões e o de cultura, de R$ 4 milhões.
A proposta com os novos editais é centralizar os pedidos de patrocínio em períodos específicos, otimizando a gestão e a alocação de recursos. Esta medida permite maior controle sobre a prestação de contas e democratiza os pedidos, deixando claras as regras para quem possa participar.
Os critérios foram elaborados pela Comunicação Social da Itaipu, em parceria com outras áreas. O objetivo foi tornar a seleção de propostas ainda mais imparcial e transparente; concentrar 70% dos pedidos recebidos em apenas um período de inscrição; reduzir problemas em prestações de contas; capacitar as proponentes; e publicizar as ações de patrocínio da Itaipu.
A medida também garante que os investimentos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, além de reforçar o compromisso de Itaipu com as comunidades locais e com a promoção do desenvolvimento sustentável em sua área de atuação prioritária, que alcança 11 milhões de pessoas.
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