O edital recebe inscrições até o dia 15 de outubro. Serão selecionados cinco projetos que participarão de três processos formativos entre dezembro de 2021 e maio de 2022: um laboratório de distribuição de impacto, consultorias para o desenvolvimento de campanhas e um laboratório de pitching (O termo inglês identifica um discurso de venda, uma técnica de exposição clara, rápida e convincente de um projeto a ser vendido).
Ao final, todos participarão do Good Pitch Brasil, previsto para maio de 2022. Os projetos selecionados também concorrerão aos prêmios Histórias que Ficam: Work in Progress no valor de até R$100.000,00 em 2021 e prêmios para campanha de impacto no valor total de até R$108.000,00 durante o Good Pitch Brasil 2022.
Clique aqui para saber mais do edital.
Documentários Transformam é um edital para o fortalecimento da distribuição de documentários com o objetivo de potencializar o desenvolvimento da distribuição de impacto no Brasil e o fomento do investimento em causas através do cinema. É uma co-realização do DOCSP e da Fundação CSN.
O Good Pitch, criado pela Doc Society, é uma plataforma internacional voltada exclusivamente para produtores e distribuidores de produtos audiovisuais de impacto. A edição brasileira é uma realização do DOCSP em parceria estratégica com a Fundação CSN, que organizam e fazem a curadoria de todo o processo.
A Fundação CSN lançou o programa em 2011 como parte do seu propósito de transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. Acreditando no potencial transformador do cinema, a CSN já patrocinou 54 filmes nacionais, sua maioria, de caráter documental, dentre eles, 9 pelo Programa Histórias que Ficam. O Programa nasceu com o objetivo de contemplar toda a cadeia produtiva do audiovisual – do desenvolvimento do projeto até a sua exibição. Os projetos selecionados em suas edições receberam o apoio criativo para a produção de suas obras, cujos projetos de novos documentaristas foram escolhidos por seu caráter de relevância à sociedade brasileira.
Em 2020, o Histórias que Ficam se atualiza, buscando uma forma de potencializar a distribuição de impacto no Brasil, sela uma parceria estratégica com DocSP, encontro internacional de documentários de São Paulo, para co-realizar a primeira edição do Good Pitch Brasil com um prêmio de R$ 50 mil para campanha de impacto de um dos projetos selecionados, o filme Limiar, que acaba de estrear esse ano.
O DOCSP – Encontro Internacional de Documentário de São Paulo – é uma das principais plataformas que existe no país para auxiliar o setor audiovisual no desenvolvimento de documentários, a partir de atividades de formação, mercado e exibição de filmes. O DOCSP tem como missão defender a riqueza e diversidade de vozes no cinema, televisão e outras plataformas; promover a carreira de novos talentos e favorecer a sua inserção no mercado local e internacional.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.