A obra traz um repórter como personagem principal e uma curiosidade que sempre acompanhou Andrioli: imagens de santas encontradas nos rios e mares brasileiros entre os séculos XVII e XVIII. Na história, um jornalista de programas populares de televisão faz sucesso ao unir suspense, sensacionalismo e apelos dramáticos.
Começa com a cobertura tendenciosa da explosão de um grande navio, que mata dezenas de pessoas em uma cidade portuária. Em busca de audiência, dinheiro e sucesso, o jornalista se afunda em um mar de fake news e relações criminosas. As investigações históricas e literárias chegarão nas imagens de santas que foram encontradas em mares e rios do Brasil e foram marcantes na constituição de várias cidades, como Paranaguá, no Paraná; e Aparecida do Norte, em São Paulo.
“Sempre fiquei intrigado e curioso em relação a esse tema, das santas encontradas. As histórias são parecidas: pescadores (ou viajantes) ao lançar uma rede ao rio (ou ao mar), ou ao beber água, se depararam com uma estátua sacra. São diversos casos”, diz Andrioli.
O livro de Andrioli foi premiado no concurso Outras Palavras, promovido em 2020 pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. O autor já publicou outros títulos, como “O Laçador de Cães”, “O Silêncio do Vampiro” e ”Crônicas do Varal da Casa ao Lado”.
“Notícia de um Naufrágio” pode ser comprado pelo site, no valor de R$ 40.
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.