– Um toque de Montezuma Cruz – 4,8 milhões de hectares foram desmatados na floresta tropical amazônica colombiana, informa o repórter Velasquez Ramiro Gomes na edição de hoje (10 de abril de 2017) de “El Colombiano”. Essa área equivale a todo o Departamento de Chocó, segundo medição do Sinchi Institute. A perda representa 10% […]
(Foto: Róbinson Sáenz / El Colombiano) 4,8 milhões de hectares foram desmatados na floresta tropical amazônica colombiana, informa o repórter Velasquez Ramiro Gomes na edição de hoje (10 de abril de 2017) de “El Colombiano”. Essa área equivale a todo o Departamento de Chocó, segundo medição do Sinchi Institute. A perda representa 10% da região e é atribuída ao avanço da fronteira agrícola a uma taxa de 112 mil ha/ano. Em 14 anos, de 2002 a 2016, o desmatamento alcançou 1,5 milhão de hectares. Essas áreas correspondem às maiores populações: Leticia, Miraflores, Inírida, Araracuara, La Chorrera e El Encanto. Com sua vasta floresta tropical, a região atingida tem uma das maiores biodiversidades, ao lado de Chocó, onde existem 8.101 espécies de plantas identificadas até agora, pertencentes a 334 famílias e mais de 2.500 espécies de fauna. Algo fantástico, não?
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.