“Os Avá-Guarani Paranaenses: Análise histórica sobre o contexto fundiário, econômico e sociocultural“. Este é o nome do curso híbrido (modalidades presencial e virtual) lançado pela Unila, numa parceria com o Ministério dos Povos Indígenas, através do Laboratório Etnoterritorial – LAET, em parceria com o Observatório da Temática Indígena na América Latina – OBIAL. A linha condutória das atividades é a análise histórica sobre o contexto fundiário, econômico e sociocultural. O curso acontecerá nas quartas-feiras, no período da manhã. Para se inscrever gratuitas, as pessoas interessadas devem acessar https://www.instagram.com/etnoterritorial/ .
Os organizadores explicam que o curso pretende aprofundar e difundir o entendimento sobre a trajetória e a resistência do povo Avá-Guarani no Paraná. “Vamos refletir sobre as disputas por território, as transformações econômicas e os impactos socioculturais vividos por essas comunidades indígenas. Juntos vamos fortalecer o diálogo e a valorização dos saberes e histórias dos povos originários!”
Nesta quarta-feira, dia 30 de julho, ocorreu a aula inaugural do curso, com a participação de Vilma Vera, liderança indígena de Guaíra. A aula teve como tema a “Presença Guarani contemporânea – afirmação da presença ante a negação histórica“.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.