Reaberto em março, mirante da Garganta do Diabo é o ponto mais procurado da unidade de conservação. Foto: Gentileza/Parque Nacional Iguazú
De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski
O Parque Nacional Iguazú, que abriga o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, recebeu, na manhã desta terça-feira (8), o visitante de número 1.000.000 em 2023. A marca foi alcançada no momento em que uma família de sete pessoas, procedente da própria Argentina, passou pela entrada do Centro de Visitantes da Área Cataratas.
Pablo Mariano Barreto, da cidade de Neuquén, na Patagônia Argentina, foi ao parque acompanhado por Belén, Betina, Candela, Cristina, Estefanía e Ulises. Em entrevista aos veículos de comunicação que acompanharam a chegada, Barreto relatou que é a segunda visita do grupo à fronteira, com intenção de permanência na região até o fim de semana.
Recepcionados por autoridades como o governador de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, o chefe do Parque Nacional Iguazú, Claudio Sacramento, e o prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Filippa, os visitantes receberam presentes como o direito de acesso gratuito, pelos próximos dois anos, a todos os parques nacionais da Argentina.
A lista de regalos inclui cortesias para passeios náuticos no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, almoço no hotel localizado no interior do parque, entrada gratuita para o lado brasileiro das Cataratas (com almoço no Espaço Porto Canoas) e uma série de brindes e cortesias oferecidas por restaurantes e empresas do setor turístico da fronteira.
A chegada do milionésimo visitante ocorreu mais de um mês antes na comparação com 2022, quando o milhão foi contabilizado no dia 11 de setembro. Já em relação a 2019, melhor ano da história do turismo na unidade de conservação, a vantagem foi de um dia, o que indica que 2023 poderá superar o recorde anual de 1.635.237 visitas.
No lado brasileiro das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, a marca de um milhão de visitantes em 2023 foi alcançada ainda no mês de julho. No acumulado entre 1.º de janeiro e 31 de julho, 1.062.541 nacionais e estrangeiros já percorreram os atrativos da margem brasileira do Rio Iguaçu.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.