O impacto positivo dos investimentos socioambientais realizados pela Itaipu Binacional por meio do Programa Itaipu Mais que Energia é o tema da nova série de vídeos “Investindo em Pessoas”, que estreia nesta quarta-feira (dia 16) no canal oficial da empresa no YouTube (youtube.com/@itaipubinacional ). Os episódios serão publicados semanalmente, sempre às quartas-feiras.
O primeiro vídeo mostra como a instalação de painéis fotovoltaicos e de um biodigestor está transformando a realidade de Campo do Tenente (PR), município de 7,5 mil habitantes localizado a cerca de 35 km de Curitiba. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Edital 01/2023 da Itaipu, operacionalizado pela Caixa Econômica Federal. A cidade também recebeu um caminhão destinado à coleta seletiva.
O investimento total da Itaipu no município foi de aproximadamente R$ 2,2 milhões, valor equivalente a 5% de toda a arrecadação anual de Campo do Tenente. Com os painéis solares instalados na Escola Municipal Gunther Urban, a economia na conta de energia elétrica chegou a 80%. Já o biodigestor, instalado na Escola João Paulo II, está sendo utilizado para geração de biogás, que é aproveitado na merenda escolar, em atividades pedagógicas e em ações de conscientização ambiental.
Campo do Tenente é um dos 430 municípios contemplados pelo Edital 01/2023, lançado pela Itaipu para fomentar ações socioambientais em sua área prioritária de atuação, que abrange todo o Paraná e 35 municípios do Sul do Mato Grosso do Sul.
A série “Investindo em Pessoas” apresentará iniciativas executadas tanto por meio de editais como por outros convênios firmados pela binacional, sempre com foco no desenvolvimento sustentável, seja em sua área de atuação prioritária ou em outras regiões beneficiadas. “Cada história contada nessa série representa o que há de mais relevante no Programa Itaipu Mais que Energia: nosso compromisso com as pessoas, alinhado às diretrizes do governo federal para a inclusão, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
Os vídeos também serão distribuídos nos canais de comunicação dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, iniciativa de governança participativa da Itaipu Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec. Campo do Tenente, por exemplo, integra o Núcleo “Vale do Ribeira e Sudeste Paranaense”, região onde também foram gravados vídeos para a série com temas como agroecologia e comunidades indígenas. A produção é da Video Up, contratada da Comunicação Social da Itaipu, com apoio da Diretoria Geral e da Diretoria de Coordenação.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.