.
O escritor e jornalista paranaense Laurentino Gomes venceu o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Biografia e Reportagem com “Escravidão – Volume II”, publicado pela editora Globo Livros. Recentemente, o autor lançou a derradeira parte da trilogia sobre o “fato histórico mais consequente da trajetória do Brasil”, como ele diz. Juntas, esta e sua trilogia anterior (formada por “1808”, “1822” e “1889”) venderam mais de 3,5 milhões de exemplares.
Os vencedores da 64ª edição do Prêmio Jabuti, o mais prestigioso da literatura brasileira, foram anunciados na noite da última quinta-feira (24). O livro “Também guardamos pedras aqui”, de Luiza Romão, lançando pela editora Nós, foi eleito Livro do Ano e Melhor livro de Poesia.
A escritora Micheliny Verunschk ganhou Melhor Romance Literário com “O som do rugido da onça”, publicado pela Companhia das Letras. A obra concorreu com títulos elogiados, como “A pediatra”, de Andréa Del Fuego , e “A extinção das abelhas”, de Natalia Borges Polesso.
“O som do rugido da onça” conta a história de crianças indígenas sequestradas por Martius e Spix no início do século XIX. A autora conta a história do ponto de vista das crianças.
O Jabuti tem 20 categorias, divididas em quatro eixos, cada uma delas com cinco finalistas. O primeiro prêmio da noite (na categoria Contos) foi para “A vestida: contos”, de Eliana Alves Cruz (Malê). O vencedor da categoria Crônica foi “A lua na caixa d’água”, de Marcelo Moutinho (Malê). Marcelo Quintanilha levou um Jabuti pela história em quadrinhos “Escuta, formosa Márcia”, publicado pela editora Veneta.
O prêmio de Melhor Romance de Entretenimento foi entregue a “Olhos de pixel”, escritor por Lucas Mota. O juvenil “Romieta e Julieu”, de Ana Elisa Ribeiro, também foi premiado.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.