.
A livreira Nathalie Husson, proprietária da Kunda Livraria, recebe Regina Coeli Machado e Silva, organizadora do livro que ganhou edição francesa. – Fotos: divulgação
. Chegou em Foz a versão francesa do livro “Dos Momentos Inesperados e interesses surpreendentes” organizado pela doutora em antropologia Regina Coeli Machado e Silva. Um projeto editorial do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras (PPGSCF), da Unioeste. A edição francesa, pela L’Harmattan que é a maior editora independente da França, foi possível através da mediação da Kunda Livraria.
A Kunda Livraria, estabelecida em Foz do Iguaçu faz mais de três décadas, exerce um papel importante na cultura da cidade. Constitui-se em um ponto de resistência cultural e, por isso, de referência de intelectuais, especialmente de professores e estudantes das universidades públicas e faculdades privadas sediadas na região trinacional .
As edições de “Dos Momentos Inesperados e Interesses Surpreendentes”, em português e em francês, estão à disposição do público. Informações podem ser obtidas através da tradicional livraria iguaçuense. Contatos: whatssap (45) 98404.1473 e e-mail: livros@livrariakunda.com.br .
O livro tem como organizadoras Regina Coeli Machado e Silva, Maria Dantas-Whitney, Angeles Clemente, Alba Lucy guerrero e Diana Milstein. A edição em português é de Pedro e João Editores. Clique, aqui.
“Dos Momentos Inesperados e Interesses Surpreendentes , (Re)invenção e (Re) descoberta na Etnografia Colaborativa com Crianças e Jovens”, traz em coletânea relatos de pesquisa que descrevem cuidadosa e detalhadamente a intensidade emocional das surpresas e perplexidades produzidas entre pesquisadoras/es adultas/os e crianças e jovens, durante o processo do trabalho colaborativo.
Esta é a terceira coletânea resultante de uma década de encontros científicos da Red Internacional de Etnografía con Niñas, Niños y Jóvenes – RIENN. As reflexões e o abundante material etnográfico apresentados em oito capítulos, divididos por três tópicos, estão articulados por sólido suporte conceitual, proveniente de bibliografia vasta e atualizada. A originalidade dos estudos aqui reunidos deve-se à luz colocada sobre a potência epistêmica dos “momentos inesperados e interesses surpreendentes” no decorrer dos processos investigativos.
A produção colaborativa do conhecimento com/sobre crianças e jovens no âmbito de pesquisas situadas nas interfaces entre Antropologia, Educação e Linguística Aplicada é assunto de extrema relevância, sobretudo em contextos latino-americanos, onde as brutais desigualdades socioeconômicas e políticas, atreladas às opressões culturais, impõem à academia um engajamento perante o combate às persistentes formas de colonialidade do poder/saber (LANDER, 2005). . Ao romperem com a perspectiva adultocêntrica e androcêntrica subjacente à imensa maioria de pesquisas sobre esse sujeito, os integrantes da Red Internacional de Etnografía con Niñas, Niños y Jóvenes (RIENN) fazem eco ao “metálogo” (ou metadiálogo) entre um pai e uma filha, com o qual Gregory Bateson (1987 [1972]) inicia seu livro Steps on an ecology of mind. Segundo Nora Bateson (DEMARCHI; LIMA; MORIM, 2013), seu pai estava sempre aprendendo, com tudo e com todos, inclusive com ela, enquanto criança. Sua concepção ecológica da mente, das ideias e da vida impedia-lhe de aceitar uma construção do saber fundada na separação entre natureza e cultura, razão e emoção, ethos e eidos, sujeito e objeto da ciência. Da mesma forma, os autores/as desta coletânea rejeitam os dualismos que embasam cânones científicos assentados em assimetrias entre sujeito e objeto, representações emic e etic, ambientes intra e extra-escolar. Para eles/elas, o processo de construção do conhecimento depende de relações dialógicas e simétricas tecidas na intersubjetividade do encontro etnográfico.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.