.
. Pelo segundo ano consecutivo, a editora da UNILA (EDUNILA) coloca uma de suas obras entre as finalistas do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). Criado pela programadora visual Francieli Padilha, o projeto gráfico do livro ARARA ЯAЯA – Antologia de palíndromos|Ensaio sobre a palindromia está entre os três melhores do ano segundo a instituição, ao lado de publicações das editoras da USP e da UNESP. O resultado final, com a divulgação do primeiro, segundo e terceiro colocados, será anunciado em 18 de novembro, em uma cerimônia no teatro Unibes Cultural, em São Paulo.
. De autoria do escritor Fábio Aristimunho Vargas – morador de Foz do Iguaçu (PR) – ARARA ЯAЯA (lê-se arara rara) é uma obra bifronte, ou seja, possui duas frentes (duas capas), projeto que vai ao encontro a sua temática, já que o livro tem como foco os palíndromos, palavras e frases que permanecem iguais quando lidas de trás para frente. São palíndromos, por exemplo, palavras como AIA, OSSO e ESMAGAM-SE, e frases como OTO COME MOCOTÓ, já que seguem sendo as mesmas tanto quando lidas da forma convencional quanto no sentido oposto.
. No projeto criado pela servidora Francieli Padilha, dois livros distintos estão unidos em um só: de um lado, há uma compilação de autores com seus respectivos palíndromos. Nessa antologia, figuram nomes como Arnaldo Antunes, Barão de Itararé, Chico Buarque, Gregorio Duvivier, Laerte, Millôr Fernandes e Ota, entre outros. Do outro lado, ARARA ЯAЯA apresenta um estudo sobre essa arte, pouco (re)conhecida. Assim, o formato do livro de algum modo concretiza a temática da qual trata. “O desafio era criar uma representação também visual da palindromia”, afirma Francieli.
. Segundo ela, desde o início a “intenção foi que o design da capa pudesse ser visualizado da mesma forma tanto da direita para a esquerda, quanto da esquerda para a direita. Além disso, tanto para a capa, quanto para o miolo, foi seguida uma linha de layout mais limpa, valorizando o conceito da palindromia e o aspecto de leitura fluida”, explica.
. A inclusão de ARARA ЯAЯA – Antologia de palíndromos|Ensaio sobre a palindromia no 8º Prêmio ABEU demonstra que a EDUNILA, mesmo há apenas oito anos no mercado editorial, vem se destacando entre as editoras universitárias brasileiras. Corrobora com isso o fato de a obra ser finalista ao lado de publicações das editoras da USP (fundada em 1962) e da UNESP (criada em 1987) que, além de estarem em atuação há décadas, são ligadas a duas das principais instituições de ensino superior brasileiras.
. Para o chefe da editora da UNILA, Antonio Rediver Guizzo, a inclusão da editora entre os três finalistas pelo segundo ano consecutivo “reafirma o reconhecimento da qualidade das produções da EDUNILA por especialistas da área”, avalia. Outro ponto relevante dessa inclusão é que “destaca a relevância e a contribuição das obras produzidas pela editora para o crescimento e consolidação do conhecimento artístico, acadêmico e científico do país e da América Latina”, finaliza. .
. Criado em 2015, o prêmio ABEU tem o propósito de eleger, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico. Além disso, são premiados também os melhores projetos gráficos de obras publicadas por suas associadas. Com isso, a Associação incentiva a qualificação das editoras universitárias e fomenta a produção técnico-científica, visando não apenas à excelência dos conhecimentos veiculados nas obras, mas também à concepção estética das edições.
. Além da categoria projeto gráfico, o Prêmio ABEU abrange outras sete: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências da Vida e o Prêmio ABEU Tradução.
. Em 2021, o livro Por um ensino insurgente em arquitetura e urbanismo, também publicado pela EDUNILA e organizado pelos professores Andréia Moassab e Leo Name, obteve a segunda colocação no 7º Prêmio ABEU na categoria Ciências Sociais Aplicadas.
. O finalista deste ano, ARARA ЯAЯA – Antologia de palíndromos|Ensaio sobre a palindromia, pode ser adquirido diretamente com a EDUNILA. Para mais informações, acesse o Catálogo da EDUNILA (https://editora.unila.edu.br/edunila/catalog/page/3).
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.