Estudantes do Colégio Cataratas visitam as dependências da Feira, improvisada na Biblioteca da escola. (Fotos: Col. Cataratas)
.
A ideia é simples e, por isso, efetiva. Entre os dias 17 e 18 de março a I Feira do Livro deu novo ritmo ao Colégio Estadual Cataratas, em Foz do Iguaçu. Nas bancas improvisadas nas dependências do colégio, livros seminovos e bem conservados, prontos para serem adquiridos em trocas ou compras simbólicas. Somando-se a eles, revistas Escrita e panfletos literários da Guatá à disposição para a leitura. O objetivo da feira é, através da troca inicial de livros, incentivar alunos, educadores, toda a comunidade escolar a se interessar pela biblioteca do Colégio.
. O resultado de atividades interativas como a feira é o resgate da vontade de ler. A comprovação se dá em números. Na retomada das aulas em 2022, a Biblioteca do Colégio Cataratas já confeccionou mais de 200 carteirinhas de novos leitores. A contínua busca para melhorar o acervo também é parte do sucesso. Hoje, a coleção de livros do colégio conta com mais de 11 mil títulos catalogados. Isso sem contar com periódicos, dicionários e livros didáticos também disponíveis para o público interno.
. Cartazes componentes de exposição do “Auê Literário” e exemplares da revista Escrita da Guatá estão presentes na Feira do “Cataratas”
“Como recebemos muitos livros de literatura novos entre 2020 e 2021, fizemos uma reorganização do acervo retirando exemplares repetidos que tínhamos em excesso. Estes livros foram disponibilizados para nossos estudantes através da feira, onde quem tivesse livros parados em casa poderia trazer para troca. Também quem os tivesse, poderia adquirir títulos com valores acessíveis (entre R$ 0,50 e R$ 15,00), explica Diego Valdez, coordenador da biblioteca do Colégio Cataratas.
A feira que ocorre nos três turnos de funcionamento do Colégio, manhã, tarde e noite, foi muito bem recebida pelos estudantes. Os alunos estão visitando a feira organizados em turmas, conhecendo o espaço para depois retornarem no contra turno e fazer suas escolhas mais a vontade.
A ideia é tornar a Feira uma agenda permanente do Colégio Cataratas, promovendo atividades que realcem a importância da leitura, como exposições, visita de mediadores de leitura, contação de histórias, rodas de conversas literárias, entre outras.
“Desta vez, por exemplo, além da disponibilização dos livros, estamos exibindo materiais do “Festival Auê Literário”, que foi realizado em parceria com a Associação Guatá em 2018. Daquela vez, alunos de uma turma de segundo ano do ensino médio, sob orientação de oficineiras da entidade e da professora Marinês Remonti, desenvolveram textos, peças visuais e atividades com fotografia a partir de temas sensoriais como “sabores, aromas e memórias”, conta Valdez.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.