De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Personagem mais conhecida dos quadrinhos argentinos, a menina Mafalda está sendo homenageada em via pública na cidade de Puerto Iguazú.
Passageiros de um dos pontos de ônibus da área central de Iguazú terão, a partir de agora, a companhia da personagem criada pelo cartunista Quino.
A homenagem a Mafalda tem o apoio das diretorias de Trânsito e Cultura da prefeitura de Puerto Iguazú. Conforme a municipalidade, os desenhos estão a cargo do artista local Mario Ocampo, que atua como professor de pintura nas oficinas municipais.
“Esse projeto tem como objetivo embelezar os espaços públicos e criar um entorno mais acolhedor, vibrante e cheio de vida para todos os usuários do transporte urbano”, informa a prefeitura de Puerto Iguazú, em publicação na rede social Facebook.
“Continuamos trabalhando para construir uma cidade mais bonita, com identidade e expressão cultural em cada rincão. Em breve, você encontrará mais pontos de ônibus cheios de cor e criatividade”, complementa o poder público local.
De acordo com a prefeitura, a prioridade é para os pontos com maior circulação de passageiros. Tais paradas figuram no itinerário, também, de muitos turistas que visitam a cidade.
Além de Mafalda, haverá pinturas com o rosto do ídolo Diego Maradona e com imagens de animais e plantas que caracterizam a região de fronteira.
Surgida em 1963, Mafalda apareceu, inicialmente, como parte de uma propaganda de empresa de eletrodomésticos. Nos anos seguintes, ganhou as páginas de jornais de Buenos Aires e alcançou projeção internacional.
A tirinha chegou ao fim em 1973, mas Quino continuou desenhando a personagem para campanhas de entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (Unicef).
As histórias da menina já foram compiladas em livros e traduzidas para vários idiomas. Com a popularização da internet, no início dos anos 2000, Mafalda viralizou e conquistou novos fãs. Quino, seu criador, faleceu em 2020, aos 88 anos.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.