.
Acesso à feira é gratuito – Imagem: Câmara Paraguaia do Livro
Com 80 estandes e mais de 45 expositores, a Feira Internacional do Livro (FIL), maior evento literário do Paraguai, tem início nesta sexta-feira (27) em Assunção. O acesso ao Centro de Convenções Mariscal é gratuito. A programação segue até o dia 5 de junho, após dois anos de interrupção pela pandemia do novo coronavírus.
A volta da FIL é a oportunidade para conhecer o trabalho de autores paraguaios, conferir as novidades do mercado editorial e comprar livros com preços promocionais. O funcionamento será de segunda a quinta-feira, das 9h às 21h; sextas e sábados, das 9h às 22h; e domingos, das 11h às 21h.
O país convidado para a edição 2022 é a Argentina, que estará presente com editoras e expositores como a Câmara Argentina do Livro, além de atividades culturais como a Noite Argentina, marcada para a próxima sexta-feira (3).
Cartaz promocional do evento
A Academia da Língua Guarani confirmou participação no evento, ao lado do Centro Cultural Paraguaio-Americano, Centro Cultural El Cabildo, Centro Cultural Juan de Salazar e Instituto de Cultura del Chaco.
A grade diária de palestras e lançamentos poderá ser acompanhada nas páginas da FIL nas redes sociais Facebook e Instagram.
. O maior nome da literatura paraguaia é Augusto Roa Bastos (1917–2005), ganhador do Prêmio Cervantes e autor de clássicos como Yo El Supremo (Eu, o Supremo) e El trueno entre las hojas (O trovão entre as folhas). Outro destaque é a poetisa Josefina Plá (1903–1999), cuja obra vem sendo redescoberta pelas novas gerações.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.