34,7% da população do Paraguai, a partir de 5 anos, fala com maior frequência o espanhol e o guarani em suas casas, informou a Secretaria de Política Linguística – SPL daquele país, em alusão ao “Dia Internacional da Língua Materna”, celebrado a cada 21 de fevereiro.
A SPL dispôs os dados proporcionados pelo Instituto Nacional de Estatística, com base à mostragem de censo “Permanente de Hogares Continua”, realizado em 2021, acerca dos idiomas que mais são utilizados nas casas, abrangendo todo o território paraguaio.
Também se destaca que 33,4% da população fala o guarani, enquanto que 29.6%, o castelhano. Ainda segundo a pesquisa, 2,0% falam outros idiomas e 0,3% não falam.
É bom lembrar que em 1992, a Constituição Nacional do Paraguai estabeleu que os dois idiomas oficiais daquele país são o guarani e o castelhano (língua espanhola).
Por ocasião da celebração da data internacional da Língua Materna, a SPL promove uma conversa virtual com acadêmicos, referente à peculiaridade linguística do país, suas implicações com a cidadania e a importância das línguas maternas paraguaias. Na ocasião, também será abordada a importância das políticas linguísticas para a preservação da riqueza multilingue do Paraguai. Indígenas de vários povos apresentarão a “Língua Guarani como a língua materna nos diferentes aspectos: comunicação, educação, acesso à saúde e justiça”.
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.