Evento é uma agenda simultânea de música pelo mundo – foto ilustrativa: Pixabay
De H2Foz / Por Paulo Bogler Festival mundial de música que conecta Foz do Iguaçu, o Make Music divulgou a programação completa que acontecerá na cidade. Haverá apresentações gratuitas descentralizadas em centros educacionais, atrativos turísticos e espaços culturais.
O evento global em celebração à música, que ocorrerá simultaneamente em cerca de duas mil cidades de 120 países, será realizado neste sábado, 21. Porém, as atividades iguaçuenses estão programadas para iniciar antes, já nesta quarta-feira, 18.
“O Make Music Foz cresceu muito após os dois primeiros anos”, frisa o produtor cultural e coordenador do evento na cidade, Giovani Fagundes. “A antecipação das apresentações foi necessária devido ao grande volume de novos locais”, explica.
Assim, a programação abrirá nesta quarta-feira e prosseguirá até a noite de domingo, 22. A agenda de shows inclui quase 100% das unidades escolares municipais, Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Marco das Três Fronteiras, Teatro Barracão, Mercado Público Barrageiro, entre outros espaços.
Uma das novidades do Make Music Day em Foz do Iguaçu será a noite latina de heavy metal e punk rock/HC, no sábado, 21, reunindo bandas de vários países da região. E no domingo, o fechamento ficará por conta das bandas de Curitiba (PR) Relespública e Hillbilly Rawhide.
O Make Musik Day 2025 em Foz do Iguaçu é realizado pelo Coletivo Underground (CUFI), em conjunto com ITAI, Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional, Teatro Barracão, Marco das Três Fronteiras, prefeitura e outros parceiros. É custeado com recursos públicos, via termo de fomento celebrado entre Prefeitura de Foz do Iguaçu, Secretaria Municipal de Turismo e ITAI.
A data surgiu na França, em 1982, com a Fête de la Musique (Festa da Música, em tradução livre), para ser um dia de música ao vivo gratuita em diferentes lugares. Em Foz do Iguaçu, teve início em 2023.
Programação do Make Music Foz 2025:
18 de junho (quarta-feira)
Apresentações nos períodos da manhã e da tarde, com professores e crianças — violão e voz.
Apresentação com cem crianças e professores no auditório do Colégio Estadual Monsenhor Guilherme.
21 de junho (sábado)
The Guardian Destrave Mental Samuel Guittar Exibição no telão com imagens do Make Music Foz 2023 e 2024
Capillas Musicales de Misiones (Argentina) — grupo com raízes nas tradições jesuíticas das reduções do século 17
Conexão Fronteira Raiz Duo Alternativo Banda Equalize
Grupo de Yoga — professora Isel
Osmodeuz (Venezuela) Lobo del Hombre (Argentina) Iryvu (Paraguai) Embrio (Brasil) Khaos Distinto (Brasil) Extreme Rage (Paraguai) Kondor Pictus (Argentina) La Faiska (Brasil) Serenum (Brasil)
Apresentações de dança e música popular da Tríplice Fronteira
22 de junho (domingo)
Hillbilly Rawhide (Curitiba) Jazzguarete (Foz do Iguaçu) Relespública (Curitiba) Reação Química (Foz do Iguaçu) Vibe Express (Foz do Iguaçu)
*Conforme a organização, além dos espaços listados, para acesso público diversas apresentações espontâneas e atividades culturais estão previstas em hotéis, hostels, bares e chácaras da região, a fim de ampliar o alcance comunitário do evento.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.