A Comuna, um coletivo de artistas, mobilizadores sociais e produtores culturais do bairro Cidade Nova, arrecada contribuições para a instalação de uma editora gráfica comunitária. O objetivo é fazer trabalhos gráficos na região e alavancar um selo editorial voltado para a produção de livros.
São necessários recursos em dinheiro (qualquer quantia) para a compra de equipamentos. Também são recolhidos materiais como papel sulfite, tinta, tôner, guilhotina, agulha, cola, linha, estilete e tesoura, usados na impressão e confecção das publicações.
Conforme o DJ Mano Zeu, um dos integrantes da Comuna, já foram publicados 14 títulos e há demanda para novos projetos editoriais. Com a criação da gráfica popular, o coletivo pretende oferecer serviços para os moradores e estudantes do Cidade Nova, como impressões, xerox, impressão de currículos, entre outros.
“Há dois anos, a gente vem produzindo livretos artesanais de escritores locais”, enfatiza Mano Zeu. “Mas estamos com um problema: fazer a impressão terceirizada está saindo com um custo muito alto. Daí surgiu a ideia de fazer tudo aqui na Comuna e diminuir o custo de produção e a agilidade”, conta.
Quem contribuir com o projeto receberá, simbolicamente, um livro cartonera produzido pelo coletivo. Para ajudar, basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (45) 99963-4788 ou enviar e-mail para manozeu_rap@hotmail.com.
_____________________________Guatá / Paulo Bogler
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.