Com o tema “Amor sem Censura, Não à LGBTfobia”, acontece nesta sexta-feira (15), a 2ª Marcha da Diversidade e Orgulho LGBTTI+ da Tríplice Fronteira. O evento, que embora ocorra em Foz do Iguaçu tem âmbito regional, se inicia às 13 horas, com concentração na Avenida Brasil. Em seguida, os participantes farão uma caminhada pelas avenidas centrais da cidade e se concentrarão novamente, desta vez na Praça da Paz, onde deverão se apresentar mais de 30 atrações artísticas. A expectativa dos organizadores é que aproximadamente 2,5 mil pessoas participem do evento – número semelhante ao atingido na primeira edição, ano passado.
Capitaneada pela Associação de travestis e transexuais de Foz do Iguaçu – Casa de Malhú, a Marcha da Diversidade e do Orgulho LGBTTI+ da Tríplice Fronteira é organizada por uma comissão e não recebe recursos públicos. Conforme os organizadores, esse grupo articula outros coletivos, que atuam na defesa dos direitos humanos em Foz e região, incluindo nas cidades dos países vizinhos. “A marcha da diversidade é um ato político para a população LGBT, mostrando a importância para a sociedade de termos políticas públicas voltadas para a inclusão. É o momento em que vamos às ruas dizer à sociedade que nós também temos os mesmos direitos, conforme a Constituição”, contextualiza Bruna Ravena Braga, coordenadora da Casa de Malhuú.
Saúde – Além das promoções prévias, no dia anterior à Marcha da Diversidade e do Orgulho LGBTTI+, ou seja, na quinta 14, das 10h às 16h, também na Praça da Paz, será promovida uma ação em saúde, com testagens e orientações abertas a todos os interessados. A ação será desenvolvida em parceria com a 9ª Regional de Saúde e com a Secretaria Municipal de Saúde. Além dos testes de HIV/ISTs e hepatites virais, serão oferecidos serviços de orientação em saúde pelos acadêmicos de Enfermagem da UNIOESTE.
_________________________Assessoria
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.