Mariana de Moraes – foto © Marcos Villas-Boas
Com quase 40 anos de carreira artística, cantora apresenta seu 5.º disco – o primeiro totalmente dedicado ao avô, Vinicius de Moraes. Com 12 faixas e arranjos de João Donato (1932-2023) e Guto Wirtti, o trabalho conta as participações de Camila Pitanga, Jussara Silveira, Luciana Alves, Mart’nália, Clara Buarque e Zé Manoel, além de um “coro ancestral” Mariana de Moraes celebra afetos atemporais em Vinicius de Mariana, seu 5.º disco – o primeiro totalmente dedicado ao avô, Vinicius de Moraes, que neste ano faria 110 anos. O lançamento foi no final de outubro pelo Selo Sesc.
Com 12 faixas, o disco reverencia a ancestralidade, a amizade, a justiça e a esperança em um repertório que abraça os maiores ídolos de Vinicius e que também foram seus amigos e parceiros: Pixinguinha, Toquinho, Chico Buarque, Edu Lobo, Carlos e Baden Powell: “E também os que se encantaram, como meu pai, Pedro de Moraes, os mestres Gal Costa, João Gilberto, Miúcha, José Celso Martinez Corrêa e João Donato, que assina os arranjos. Talvez tenha sido o último e o primeiro trabalho em muito tempo que o Donato fez para outra pessoa além dele mesmo. Quanta sorte tê-lo conosco!”, complementa Mariana.
Capa do álbum ‘Vinicius de Mariana’, neta e avô – Foto: reprodução
“Vinicius de Mariana” foi concebido e produzido durante a pandemia de Covid-19, período difícil para todo o mundo e para nosso país, em particular. Nesse contexto, ouvir o disco pode causar uma sensação de “saudades do Brasil”. Esperamos que o sentimento não seja apenas nostálgico, mas que estimule a valorização de nossas culturas brasileiras, que permanecem riquíssimas e que seguem inspirando novos artistas, assim como inspiraram um de nossos mais geniais poetas, digno desta e de outras tantas homenagens”, completa Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
Desde 2004 o Selo Sesc traz a público obras que revelam a diversidade e a amplitude da produção artística brasileira, tanto em obras contemporâneas quanto naquelas que repercutem a memória cultural, estabelecendo diálogos entre a inovação e o histórico. Em catálogo, constam álbuns em formatos físico e digital que vão de registros folclóricos às realizações atuais da música de concerto, passando pelas vertentes da música popular e projetos especiais. Entre as obras audiovisuais em DVD, destacam-se a convergência de linguagens e a abordagem de diferentes aspectos da música, da literatura, da dança e das artes visuais. Os títulos estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, Sesc Digital e Lojas Sesc.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.