Martinho, 86 anos, voz e resistência da Cultura Brasileira – Fotos: divulgação / Itaipu Parquetec
Foz do Iguaçu recebeu na sexta-feira (6) um evento que visa marcar o calendário cultural da cidade nos próximos anos. Com o objetivo de impulsionar o setor cultural e atrair mais visitantes, a Itaipu Binacional, em parceria com a Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec, lançou o Circuito Cultural do Mercado.
A iniciativa, que prevê apresentações culturais de quinta-feira a domingo pelos próximos três anos, foi celebrada com um evento especial na área externa do Mercado Público Barrageiro. O momento de inauguração contou com um show do artista brasileiro Martinho da Vila, reconhecido por sua contribuição à música popular brasileira e à promoção da cultura nacional.
O Circuito Cultural do Mercado faz parte de uma estratégia para fortalecer a cultura local e atrair mais visitantes ao Mercado Público Barrageiro. O projeto foi desenvolvido com foco na promoção de atividades culturais diversificadas e no fortalecimento do turismo na região.
Para o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, o projeto reflete um compromisso com o desenvolvimento cultural e comunitário.
“O show de Martinho da Vila marca o início de um circuito cultural de três anos que a Itaipu está apoiando. Esse espaço foi feito para a comunidade, e é fundamental que vocês conheçam, utilizem e prestigiem os talentos da nossa região”, afirmou Enio , antes de anunciar a atração principal.
O público respondeu ao convite para interagir com o sambista “Da Vila” e lotou o espaço de shows do Mercado.
Para Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, o Mercado Público Barrageiro foi planejado como um espaço de encontro que vai além da gastronomia e das compras, com o objetivo de valorizar a cultura local e oferecer novas oportunidades para os artistas da região. Ele destacou que o mercado deve se tornar uma vitrine para esses talentos, ajudando a impulsionar suas carreiras.
“O mercado é um espaço que será moldado pelo público. Queremos mostrar que em Foz do Iguaçu temos bons artistas que merecem ser valorizados”, afirmou Yuri.
A gestora de turismo da Itaipu, Aline Teigão, ressaltou que o Circuito Cultural do Mercado reflete o compromisso da Itaipu Binacional em aproximar a comunidade da cultura por meio da música e das artes locais.
“O mercado é um lugar para encontros de todas as culturas, e nós ficamos muito felizes em poder proporcionar essa oportunidade para os nossos artistas”, afirmou Aline. Ela destacou ainda que o espaço está de portas abertas para toda a comunidade, reforçando sua importância como ponto de integração social e cultural.
Com apresentações planejadas para ocorrer regularmente, o Mercado Público Barrageiro pretende ser um dos principais centros culturais da região. A proposta é diversificada, abrangendo música, dança, teatro e outras manifestações artísticas, sempre buscando envolver artistas locais e nacionais, ampliando as opções de lazer e cultura em Foz do Iguaçu.
O Mercado Público Barrageiro, localizado na Avenida Araucária, 140, está pronto para ser um palco de encontros e celebrações, sendo mais uma ação da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec voltada para integração entre cultura e comunidade.
Cenas do show de abertura do Circuito Cultural do Mercado Barrageiro – Fotos: divulgação / Itaipu Parquetec
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.