As histórias de vida, luta e resistência dos Tekoha Avá-Guarani da região Oeste do Paraná são os temas do documentário produzido por projetos da UEL – Foto: reprodução
.Produzido em meio a um processo colaborativo, através de oficinas e rodas de conversa com a comunidade, o documentário “Este é o nosso Tekoha: Memória e resistência Ñande Kera no Oeste do Paraná” também aborda novas formas de resistência indígena nos dias atuais e perspectivas futuras. No filme, o depoimento dos “Chamoî” e “Chari’y”, como são chamadas as pessoas de mais idade da aldeia, tem o destino de registrar o modo de vida para os mais jovens da etnia e também mostrar aos não-indígenas como os Guarani vivem e entendem o atual contexto. O projeto em si fala sobre memórias, conflitos, resistência, fala de fortalecimento da liderança.
. O documentário é uma parceria entre os projetos de Pesquisa “A produção audiovisual como articuladora de sentidos de identidade e interculturalidade” e de Extensão “O audiovisual para o fortalecimento da identidade indígena no processo educativo”, coordenados pela professora Mônica Kaseker, e do projeto “Conflitos e resistências para a conquista e demarcação de Terras Indígenas no Oeste do Paraná: os caminhos e as expressões do fortalecimento das lideranças e da cultura Guarani”, coordenado pelo professor Wagner Roberto do Amaral.
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.