Essa é uma história das barrancas dos rios da fronteira – mas não é estória de pescador. Com direito a charge na capa e fotos que retratavam o movimento de embarcações, o episódio da “Guerra das Balsas”, na travessia entre Brasil e Argentina, foi destaque do jornal Diário da Cidade, em 1984. À época, vale […]
Essa é uma história das barrancas dos rios da fronteira – mas não é estória de pescador.
Com direito a charge na capa e fotos que retratavam o movimento de embarcações, o episódio da “Guerra das Balsas”, na travessia entre Brasil e Argentina, foi destaque do jornal Diário da Cidade, em 1984. À época, vale lembrar, a conexão entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú ocorria pelo rio. O impasse chegou a afetar o turismo e o comércio fronteiriços.
Veja o conteúdo completo da edição 8 do “Diário da Cidade” acessando: https://museudaimprensafoz.com.br/periodico/diario-da-cidade-edicao-8/
O Museu da Imprensa é um acervo digital de jornais, revistas e publicações impressas de Foz do Iguaçu, com acesso público e gratuito. São documentos que testemunham a trajetória do município e de sua gente, em imbricação com as Três Fronteiras — Argentina, Brasil e Paraguai.
O projeto, lançado recentemente pela Guatá, reúne edições de 21 periódicos que registram seis décadas de memória, personagens e vida da cidade de Foz do Iguaçu.
Revisitar fatos, personagens, anseios e bandeiras, feitos e desfeitos que compõem a história e o cotidiano de uma cidade é passo essencial para compreender o passado e o presente. É um fundamento para projetar e construir o seu futuro.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.