Resgatar, retratar e valorizar a trajetória de homens e mulheres que ajudaram a construir Ciudad del Este e rememorar acontecimentos importantes na história da cidade. Esses são os objetivos do projeto “Reconstruindo a história: conhecendo os pioneiros”, do Museu El Mensú e da prefeitura.A iniciativa é colaborativa, a partir do recolhimento na comunidade de fotografias de pioneiros, obras e eventos, além de objetos, vídeos e outros registros. O projeto pretende reunir referências da história e da memória principalmente do período entre as décadas de 1950 – que marca a fundação da cidade – e 1970.O acervo será recolhido a partir de 5 de outubro, no Museu El Mensú, que fica no mesmo prédio da prefeitura. Nessa data, acontecerá um evento em que o equipamento cultural apresentará ações e sua nova identidade.
Qualquer pessoa pode contribuir para o projeto “Reconstruindo a história: conhecendo os pioneiros” repassando fotos, materiais ou vídeo contando sua própria história, sobre como chegou a Ciudad del Este e por que, por exemplo.“Pedimos que esses materiais evidenciem o estilo de vida da época”, explica Fiorella Cuevas, assessora do Museu El Mensú. “O propósito é reconstruir a história de Ciudad de Este e fazer uma justa homenagem a tantos homens e mulheres que foram os fundadores e pioneiros de nossa cidade”, expõe.De acordo com Fiorella, o acervo coletado fará parte de uma exposição que deverá ser apresentada até o final deste ano.
Os materiais com registros históricos devem ser entregues no Museu El Mensú, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h. São aceitas fotografias em qualquer formato, impressas ou digitais. Pede-se, entretanto, que as reproduções sejam escaneadas com boa resolução, evitando-se fotografias diretas das imagens e perda da qualidade.
Capital de Alto Paraná, unidade política equivalente à de um estado no Brasil, Ciudad del Este foi fundada em 3 de fevereiro de 1957 como Puerto Flor de Lis. Depois, foi denominada Puerto Presidente Stroessner, em homenagem ao ditador Alfredo Stroessner. Com a queda do regime, em 1989, o município foi batizado de Ciudad del Este, nome confirmado em plebiscito pela população.
Endereço: Avenida Pioneros del Este, centro (prédio da prefeitura) Horário: das 7h às 13h Facebook: www.facebook.com/museoelmensu
______________________Paulo Bogler / H2Foz
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.