Nesta quarta-feira, 20, será inaugurado um mini Auditório no campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, que passará a se chamar “Sala Sahyan Antillanca Millaqueo”. A denominação é uma homenagem póstuma à estudante do curso de Música daquela Universidade que faleceu na semana passada.
Consta da programação, que será transmitida ao vivo pelo instagram, um recital de nominado “Musicalidades Latino-Americanas”, às 19 horas. Na sequência, a comunidade acadêmica oficializará o nome da sala.
Sahyan Antillanca – Da Ilha Huapi, a estudante indígena é da etnia mapuche e veio do Chile para estudar Música na Unila em 2019. Na instituição, foi liderança cultural e feminista, poeta, pintora e desenhista. “Possuía uma voz maravilhosa e nos ensinou muitas coisas”, descrevem os amigos que organizam o evento.
Sahyan, prosseguem os colegas, escolheu o curso de Música da Unila devido aos valores simbólicos. “Porque para o povo mapuche a música é um elemento especial, lúdico, e parte da cosmologia e da cosmogonia”, relatam.
Leia mais sobre Sahyan Antillanca, aqui.
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.