Carlos Saura lutou até o fim contra o fascismo. O artista, autor de “Cria Cuervos”, receberia um prêmio Goya, o maior do cinema Espanhol, no sábado (11). . . O cineasta espanhol Carlos Saura faleceu nesta sexta-feira (10) aos 91 anos. Sua morte foi confirmada pela Academia de Cinema da Espanha no Twitter. . Um […]
O cineasta espanhol Carlos Saura faleceu nesta sexta-feira (10) aos 91 anos. Sua morte foi confirmada pela Academia de Cinema da Espanha no Twitter.
.
“Cría Cuervos” (1966), seu filme mais conhecido, conta a história de uma mulher que acredita que causou a morte inesperada do pai, um militar franquista, através de um poder misterioso. . Em “A Caça” (1966), veteranos da Guerra Civil Espanhola revisitam os campos onde combateram enquanto saem para caçar junto a um jovem. A violência do passado retorna ao presente, para o temor dos coelhos e do jovem. Já “Peppermint Frappé” (1967) conta a história de um médico obcecado que tenta converter sua enfermeira em uma réplica da mulher de seu amigo. . Na década de 70 fez Ana e os Lobos e Mamãe faz 100 Anos, completando uma trilogia metafórica sobre a vida da Espanha franquista. Esses dois filmes atualmente estão disponíveis na plataforma de filmes online Cinema em Casa, do SESC SP.
. Saura também amava os musicais e dirigiu filmes como “Bodas de Sangue” (1981) e “El rey de todo el mundo” (2021).
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.