.
O professor e físico Luiz Pinguelli Rosa morreu nesta quinta-feira (3) no Rio aos 80 anos. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul. A causa da morte não foi informada.
Pinguelli Rosa foi presidente da Eletrobrás no primeiro governo Lula e dirigiu, por quatro mandados, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Ele também participou da elaboração de projetos tecnológicos para a usina nuclear de Angra 1.
Foi na UFRJ que Pinguelli Rosa se graduou em física em 1967. Dois anos depois, tornou-se mestre em engenharia nuclear na Coppe. Em 1974, concluiu um doutorado em física na PUC-Rio.
Orientador de dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, o professor recebeu diversos prêmios, entre eles o de personalidade do ano, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, instituição onde o físico atuava, decretou luto oficial de três dias pela morte do professor.
“Foi com profundo pesar que a Reitoria teve ciência do falecimento do professor emérito Luiz Fernando Pinguelli. A Reitoria declarou luto oficial de três dias pela partida de Pinguelli”, disse, em nota.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.