Thiago de Mello morreu aos 95 anos, nesta sexta-feira (14). Ele faleceu em casa, em Manaus. A causa da morte ainda não foi informada.
Thiago de Mello nasceu em Barreirinha, no interior do Amazonas, e é um dos poetas mais conhecidos da região, influente tanto nacionalmente quanto internacionalmente.
Suas obras foram traduzidas para mais de trinta idiomas. Seu poema mais conhecido é ‘Os Estatutos do Homem’ (leia o poema, aqui), em que o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana.
Mello, que teve seus livros traduzidos em mais de 30 línguas, ganhou destaque nos cenários nacional e internacional, tratava de assuntos como a vida cotidiana e as belezas da região onde nasceu. Ele era nativo de Barreirinha, no interior do Amazonas.
Durante a ditadura militar no Brasil, viveu muitos anos exilado no Chile.
Em setembro do ano passado, a 34º Bienal de São Paulo homenageou Thiago de Mello. O verso que inspirou a bienal, ‘Faz escuro mas eu canto’, é parte do poema ‘Madrugada Camponesa’.
O poema, de 1965, também ganhou uma versão musical por meio de uma parceria entre Thiago de Mello e o músico Monsueto Menezes, no mesmo ano em que foi publicado. (Ouça a seguir, na interpretação do grupo Tarancón)
O poeta é membro da Academia Amazonense de Letras e recebeu o destaque de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, em 2018. O autor foi reconhecido pelo conjunto da obra, que é referência na literatura regional brasileira.
No ano passado, em celebração aos seus 95 anos de vida, a Prefeitura de Manaus realizou a exposição virtual “Thiago de Mello 95 anos de vida, poesia e amor por Manaus”, a partir de acervos pessoais e públicos do poeta, com fotos, entrevistas e vídeos, disponível no link https://vidaecultura.manaus.am.gov.br/.
“Faz escuro mas eu canto, porque a manhã vai chegar”.
É autor também de um dos mais bonitos versos da língua portuguesa, no poema “O estatuto do homem”. O seu artigo primeiro dizia: “Fica decretado que agora vale a verdade/ agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira”.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.