Para celebrar o Dia da Visibilidade Lésbica, a Muestra de Cine Cuir Latinoamericano ARDER en la Fronteira promove uma sessão especial de cinema no dia 27 de agosto de 2025, às 18h30, na Sala 202-5 do Jardim Universitário (JU) da UNILA. A atividade reúne coletivos de cinema e cultura da tríplice fronteira e exibe a estreia do longa-metragem “NEIRUD”, dirigido por Fernanda Faya.
O filme propõe uma viagem pela memória e procura das imagens de Neirud, lutadora circense de uma trupe clandestina só de mulheres nas décadas de 60 a 80.
Após a sessão, haverá uma roda de conversa aberta ao público, ampliando o diálogo sobre representatividade, arte e visibilidade lésbica.
“Trazer NEIRUD para a fronteira é uma forma de ocupar os espaços com nossas narrativas e celebrar a potência das dissidências no cinema e nas artes”, destacam produtoras da atividade.
A data escolhida rememora um marco histórico: em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro, foi realizado o 1º Seminário Nacional de Lésbicas. Desde então, essa data é reconhecida como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica no Brasil, reafirmando a luta por direitos, espaço e reconhecimento da comunidade.
Estreia do longa-metragem NEIRUD, de Fernanda Faya + roda de conversa 72 min, Filme para +18 anos 27 de agosto de 2025 – 18h30 Sala 202-5, Jardim Universitário (JU) – UNILA Entrada gratuita
Realização: Muestra de Cine Cuir ARDER en la Fronteira. Apoio: @descolonizafilmes • @nanduticine • @cineclubecinelatino / Produção: Zary Wong • Indira • Ñandutí Cine
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.