.
A Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE) foi a primeira organização alternativa de exibição de filmes em plataforma online no Brasil no período da pandemia. Depois de duas edições acontecendo de maneira virtual, a 18ª edição anual do evento volta também a receber seu público em salas de cinema de 16 de novembro até 16 de dezembro para sessões de longas, curtas, ficção e documentário, além de mesas de debate, roda de conversa, reflexões de especialistas, professores, doutores acerca das relações étnico-raciais no Brasil no âmbito do cinema negro.
A MICINE será realizada no teatro do SESI-SP do Centro Cultural Fiesp, no Cine Petra Belas Artes, no Museu da Imagem e do Som (MIS), e na Universidade de São Paulo (USP).
Já as atividades acadêmicas, como mesas de debate e rodas de conversa, acontecerão no Centro Cultural Fiesp. Entre elas, os temas serão “A afrodescendência na educação e na cultura para a construção da democracia”, “A dimensão pedagógica do cinema negro na construção do discurso cinematográfico” e “A mulher e a educação das relações étnico-raciais”. .
Títulos brasileiros e internacionais também estão disponíveis no streaming do Cine Belas Artes – Foto: reprodução
Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o SESI-SP entra pela primeira vez como correalizador da Mostra Internacional do Cinema Negro, que conta com atividades diversas que celebram principalmente o cinema negro, em um projeto acadêmico e cultural com perspectiva inclusiva e respeito à diversidade.
Como ocorreu em outros anos, o projeto contempla também um livro com artigos de professores que abordam a temática e conta com participação da Faculdade SESI-SP de Educação. E ainda, na semana da consciência negra, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o Centro Cultural FIESP recebe uma programação especial de atividades com palestras, debates, apresentações artísticas e homenagens.
O SESI-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla e onde a cultura é parte importante nesse processo. Desta forma, todas as ações e projetos desenvolvidos pela instituição visam à formação de novos públicos em artes, difusão e acesso à cultura de forma gratuita, além da promoção da economia criativa nacional.
16/11 – Cine Petra Belas Artes
17/11 – Auditório Lupe Cotrim (ECA-USP)
18/11 – Teatro do SESI-SP do Centro Cultural Fiesp
19/11 – Teatro do SESI-SP do Centro Cultural Fiesp
20/11 – Teatro do SESI-SP do Centro Cultural Fiesp
19 e 20/11 — MIS – Museu da Imagem e do Som
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.