Nesta quarta-feira (22), a partir das 18h30, o Sesc recebe os filmes do “Encontros de Ori”. A entrada é gratuita e livre para todas as idades. A Mostra de Cinema Encontros de Ori, organizada pela Corisco Arte e Cultura em Foz do Iguaçu, é composta por exibições itinerantes, passando por festivais locais e sessões em […]
Nesta quarta-feira (22), a partir das 18h30, o Sesc recebe os filmes do “Encontros de Ori”. A entrada é gratuita e livre para todas as idades. A Mostra de Cinema Encontros de Ori, organizada pela Corisco Arte e Cultura em Foz do Iguaçu, é composta por exibições itinerantes, passando por festivais locais e sessões em espaços universitários e colégios públicos. Essas exibições se somam àquelas realizadas no espaço do Ilê Baru, onde são associadas a outras atividades, como oficinas de formação sobre a cultura de povos tradicionais, mesa de debates, visita guiada ao espaço tradicional.
Mais do que uma agenda, o Encontros de Ori se apresenta como um chamado: olhar para trás, para dentro e para o lado, reconhecendo na arte dos povos tradicionais a força de uma memória que segue viva, pulsante e que é transformadora. Instigando pensar um cinema que não se limita à tela, mas que se abre ao corpo, à escuta e à coletividade.
Na mostra, são abordadas questões como memória, identidade e resistência cultural, os caminhos das epistemologias indígenas, afrodiaspóricas as e tradicionais, as vivências em territórios de fronteira e a circulação de saberes, além da representação e autoria no campo do audiovisual enquanto ferramenta de construção e transformação social.
Serviço
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.