A partir de setembro deste ano, terá início a parceria inédita entre o Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e a Ferroviária Futebol S/A (AFE), clube de Araraquara, São Paulo. A iniciativa é parte do plano de ações da nova Articulação de Esportes do MST, em conjunto com o Coletivo de Esportes. […]
A partir de setembro deste ano, terá início a parceria inédita entre o Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e a Ferroviária Futebol S/A (AFE), clube de Araraquara, São Paulo.
A iniciativa é parte do plano de ações da nova Articulação de Esportes do MST, em conjunto com o Coletivo de Esportes. O objetivo é promover e difundir o futebol feminino no Brasil, através do incentivo ao lazer e da possível profissionalização.
Com a parceria, atletas de futebol de assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária terão mais oportunidades de desenvolvimento no esporte profissional, com estrutura e apoio. Ainda assim, as mulheres não perderão o vínculo com suas comunidades locais.
O trabalho será pautado em três eixos: capacitação, realização de seletivas em territórios do MST e possível contratação de atletas. A Ferroviária oferecerá cursos, orientações e vivências no seu Centro de Treinamento, para que as mulheres possam se desenvolver em outras frentes do futebol também, como na de arbitragem. .
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.