. “A Terra toda é um museu: revisitando o MUD”. Este é nome da exposição que abre a participação do Museu Digital da Unila – MUD – na 21a Semana Nacional de Museus, entre os dias 15 e 19 de maio. A exposição, instalada no Andar Central do campus Jardim Universitário da UNILA, estará disponível nesta segunda-feira (15), a partir das 18 horas. Serão distribuídas mudas de plantas para os primeiros visitantes.
“A Terra toda é um Museu” reúne obras das quinze coleções que atualmente compõem o acervo digital do Museu da Unila. Um passeio retrospectivo que propõem reflexões da comunidade universitária sobre a condição fronteiriça, o momento de pandemia e a desigualdade social. Ao mesmo tempo que “enaltece a beleza que existe, resiste e insiste no cotidiano, na natureza, na ancestralidade, na criatividade e que olha para um horizonte que convida a caminhar”, como explica o texto convite da programação.
“Se pensarmos nos museus como entidades que salvaguardam o patrimônio cultural dos povos do mundo, também podemos pensar que o planeta que habitamos – e herdamos de geração em geração – também é na medida em que os valores que mediam nossa relação com a Terra estão se revitalizando ou se extinguindo naquele baú chamado memória.”
A iniciativa do MUD ressoa o tema da 21 edição da Semana Nacional de Museus, que é “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Nessa linha, entende-se que uma das funções de tais instituições seria a somar na formação e criar futuros sustentáveis, ou seja, promover as condições para a continuidade da vida através de programas educativos, exposições, divulgação e pesquisas que integram a construção coletiva e polifônica dessa memória.
Veja a programação do MUD na sequência da Semana de Museus:
Dia 16, às 10 horas – “Pintatona”. Maratona de pintura nos muros do Jardim Universitário. Participação aberta e voluntária.
Dia 17, às 10 horas, na Praça Labs do Jardim Universitário – “Plantas do cotidiano, poesias e exsicatas”: um passeio pelo Herbário Evaldo Buttura.
Dia 18, às 18 horas. MUD – Mostra virtual das fotografias do ler; Festival da Semente na Horta Comunitária Agroflorestal Cidade Nova
Dia 19, às 17h30, Unioeste – Campus Cascavel. Ilustrações do catálogo da flora da expedição botânica espanhola no novo Reino de Granada; Festa do chá medicinal
Acesse o MUD – @mud.museudigitaunila .
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.