O podcast Atiçando o Formigueiro chega na quarta temporada – Foto: vecstock/Freep!k
.
No dia 19 de junho estreou a quarta temporada do podcast Atiçando o Formigueiro, com novos episódios lançados semanalmente. Produzido pelo Laboratório de Etologia, Ecologia e Evolução dos Insetos Sociais (LEEEIS) do Instituto de Psicologia (IP) da USP, aborda diversos temas relacionados ao comportamento, ecologia, evolução e importância desses insetos. A nova edição traz notícias e curiosidades sobre o mundo das formigas, respostas às principais dúvidas do público, além de programas especiais voltados ao público infantojuvenil. Além disso, a temporada contará com uma versão em inglês e exposições de arte espalhadas pela cidade de São Paulo.
Os áudios estão disponíveis na plataforma Spotify.
Um pequeno episódio desta nova edição, Formigueiro Mirim – Os Feromônios, chamado de “esquenta” pela equipe e com apenas 1min57seg, decifra os códigos secretos que as formigas usam para organizar a colônia: os feromônios produzidos pela rainha. Esse cheiro suprime a capacidade das operárias de se reproduzirem, ou seja, sem esse cheiro, ou se a rainha morre, as operárias começam a botar ovos. Em estudos recentes, cientistas descobriram que esses feromônios são misturas complexas, tipo um código QR químico, que controla a reprodução, o trabalho e até a hierarquia.
O primeiro episódio Formigueiro Mirim: Conhecendo as Formigas, que também já está no ar, mostra que mesmo as formigas sendo tão pequenas elas se comunicam, carregam coisas pesadas e até constroem cidades subterrâneas. Mas quem são as formigas? São animais pequenininhos que, muitas vezes, estão passeando ao nosso redor. São um tipo de inseto, e para ser um inseto é preciso cumprir três regras: ter seis patas (três pares) e um par de antenas, corpo dividido em três partes, além de ter uma armadura brilhante, chamada cutícula, igual a casca do camarão. Além disso, as formigas têm olhos compostos de dezenas de pequenos olhinhos, não têm nariz, elas sentem os cheiros através das antenas, e não têm orelhas, escutando as vibrações no chão com as patas.
O objetivo do podcast é divulgar ao público o conhecimento sobre formigas e outros insetos sociais e popularizar as pesquisas realizadas por cientistas de diferentes regiões do Brasil. Os episódios começaram mensais, se tornaram quinzenais e na temporada atual passam a ser semanais. As produções abordam desde a história evolutiva das formigas, passando pela organização dos cupins, até dicas de como criar formigas de estimação.
Veja abaixo o primeiro episódio:
Para acompanhar as novidades do grupo siga o Facebook ou o Instagram. Para ouvir os episódios acesse a plataforma Spotify
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.