Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro – Foto: divulgação
O Museu do Amanhã abre no dia 8 de abril as inscrições para a oitava edição do programa de formação Inspira Ciência. Voltada para professores da educação básica do país, a iniciativa gratuita oferece oportunidade de atualização sobre temas como Astronomia, Geologia, Paleontologia, Biologia, Ecologia e da abordagem do ensino por investigação, além de estimular a formação de uma rede entre os profissionais de educação. O programa é realizado em parceria com o British Council e patrocinado pela IBM.
As inscrições podem ser feitas através deste link até 12 de maio e os resultados serão divulgados no dia 17 de maio.
“A educação e a disseminação de conhecimento são pilares muito importantes para o Museu do Amanhã, que busca pensar nos diferentes amanhãs possíveis com ações e debates no presente. O Inspira Ciência é um dos caminhos para que possamos trocar experiências e oferecer conteúdo de assuntos que não necessariamente estão em matérias tradicionais de sala de aula, mas que são complementares e podem auxiliar os professores em seu dia a dia com os alunos. Além disso, criamos uma rede de comunicação entre os educadores participantes para que eles continuem nesse caminho de troca de conhecimento mesmo após o fim da formação”, explica o curador do Museu do Amanhã, Fabio Scarano.
Em 2024, os professores selecionados irão participar de cinco encontros virtuais, já agendados para os dias 8, 15 e 29 de junho e 6 e 13 de julho. A cada dia, palestrantes convidados irão falar sobre temas fundamentais em ciência, componentes da abordagem do ensino por investigação, e ainda haverá tempo dedicado para interação entre os participantes, com o foco na troca de experiências entre eles.
Esta é a oitava edição do programa e a quinta totalmente online, mudança que permitiu que professores de todos os estados brasileiros participassem do projeto. Ao todo, 900 professores já foram formados e, para este ano, a iniciativa abrirá 200 vagas.
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um equipamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.